Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE-CE e CBMCE se reúnem para alinhar as próximas etapas de auditoria interna em execução na corporação
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) avançou em mais uma etapa no trabalho que vem sendo realizada no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), com foco na melhoria do processo “Combater Incêndio Urbano”.
Em reunião técnica entre as duas setoriais do Estado, foi apresentado o andamento da auditoria interna, bem como o resultado do planejamento baseado em risco que direcionou o escopo do trabalho naqueles riscos e controles internos avaliados como mais relevantes que podem impactar no atingimento do objetivo combate a incêndio urbanos.
Participaram do momento, o Coronel Comandante-Geral Adjunto Wagner Alves Maia, os Comandantes de Bombeiros da Capital e do Interior, Tem. Cel. Leandro Marinho e o Tem. Cel. Gledson Rodrigues. Representando a CGE, estiveram presentes o secretário executivo, Marconi Lemos e os auditores de controle interno Ana Luiza Cruz, Wescley Silva e Ernani Fernandes.
Para o Comandante-Geral Adjunto, Coronel Wagner Maia, a auditoria que está sendo realizada pela CGE já vem apresentando resultados positivos. “Os produtos do trabalho de auditoria realizado até o momento já são bastante úteis ao CBMCE no sentido de aprofundar a análise crítica interna do processo de Combater Incêndio Urbano.A partir dessas reflexões e do próprio processo de planejamento da auditoria, os bombeiros militares envolvidos nesse processo já tendem a melhor observar se as suas ações estão de acordo com o que está preconizado e realizar as conformidades necessárias”.
“Representando a gestão do CBMCE, a gente enaltece a qualidade do trabalho técnico que tem sido feito pela equipe de auditoria da CGE ao reconhecer que os riscos inerentes ao processo, os quais foram identificados e priorizados pela equipe, estão alinhados com o nosso entendimento adquirido pela experiência na Corporação. Assim como o trabalho de identificação dos controles internos já utilizados pela Corporação para minimizar esses riscos, que pelo resultado a gente percebe que foi bem aprofundado e meticuloso, envolvendo profissionais de diversos setores”, fez questão de destacar, o Coronel.
A auditoria realizada pela CGE tem como objetivo avaliar o processo de trabalho a fim de emitir uma opinião para identificação de oportunidade de melhoria e busca de soluções conjuntas com o órgão, com vista a fortalecer a gestão do risco, incluindo os controles internos para o alcance dos objetivos organizacionais.
Processo de Auditoria Interna Governamental baseado em riscos
Auditoria interna realizada com foco nos riscos do negócio e nos controles internos implantados pelos gestores para assegurar o alcance dos objetivos da organização.
A execução de trabalhos de auditoria interna baseado em riscos colabora com o fortalecimento da gestão de riscos nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, uma vez que fomenta nessas unidades a necessidade de identificação, avaliação e priorização dos seus riscos mais relevantes, bem como a adoção de medidas de forma a mitigá-lo.
*Matéria com imagem do arquivo do CBMCE.
Fonte:
CGE-CE