Mato Grosso, 10 de fevereiro de 2026
CGE Alerta e Entregas MT serão integrados para ampliar eficiência e economia na gestão estadual
A união dos sistemas fortalece o controle interno, amplia o acesso a informações estratégicas e contribui para decisões mais ágeis e eficientes no Poder Executivo de Mato Grosso
Servidores da Controladoria Geral do Estado e da Casa Civil se reuniram na sexta-feira (6.2) para tratar sobre a integração do Sistema CGE Alerta ao Sistema de Registro de Entregas e Parcerias do Governo do Estado, o Entregas MT. A iniciativa tem como objetivo tornar as informações do CGE Alerta mais acessíveis aos gestores, ampliando a eficiência e promovendo economia de recursos por meio do uso estratégico de dados.
A disponibilização dos dados do CGE Alerta no Entregas MT facilitará o acompanhamento, em tempo real, das informações dos próprios órgãos, permitindo que os gestores tomem decisões mais assertivas, fundamentadas em dados confiáveis e atualizados.
Os dados dos painéis do CGE Alerta permitirão uma visão mais integrada da gestão governamental, reunindo informações essenciais para o acompanhamento de entregas, convênios e parcerias, aliadas aos dados de auditoria contínua e monitoramento preventivo. Com isso, os gestores passam a contar com ferramentas mais completas para a tomada de decisão, correção de inconsistências e prevenção de falhas administrativas.
Eles permitirão, por exemplo, que os gestores acompanhem em tempo real o Custo por Quilômetro Rodado (CQR) da frota estadual de seu órgão, indicador que avalia a eficiência financeira na locação de veículos utilizados pelas instituições públicas. O cálculo do CQR considera tanto o valor da locação quanto os gastos com combustível, sendo que a média apurada atualmente é de R$ 3,90 por quilômetro rodado.
Para o secretário Adjunto Executivo e Ações Estratégicas, José Alves, a integração representa um avanço importante na modernização da gestão pública em Mato Grosso, ao unir controle, planejamento e execução em um mesmo ambiente de informações. “Nossa expectativa é que essa iniciativa gere ganhos expressivos de eficiência, reduza retrabalho, otimize recursos públicos e fortaleça a transparência e a governança no âmbito do Poder Executivo Estadual”, disse.
Desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado, o CGE Alerta é um sistema de auditoria contínua e mineração de dados que cruza informações de diferentes bases governamentais para identificar, de forma proativa, inconsistências, pendências de prestação de contas e possíveis irregularidades. Lançado em 2024, consolidou-se como ferramenta estratégica para o fortalecimento do controle interno, da transparência e da eficiência da gestão pública estadual.
Em 2025, o sistema emitiu mais de 147 mil alertas, distribuídos em 12 categorias, como abandono de cargo, diárias e adiantamentos sem prestação de contas, consumo de combustível, convênios vencidos, férias e licenças acumuladas, além de pagamentos de juros e multas por atraso. Esses alertas automáticos possibilitam a atuação preventiva dos gestores, reduzindo pendências administrativas e evitando prejuízos ao erário.
Os resultados evidenciam a efetividade do monitoramento contínuo, com reduções significativas em alertas sensíveis, destacando-se a queda de 94,1% na inassiduidade habitual, 73,1% nos casos de abandono de cargo, 40,0% nos pagamentos de juros e multas por atraso e 15,7% nos alertas de licenças superiores a 24 meses.
O Entregas MT surgiu para suprir a necessidade de consolidar informações sobre entregas, convênios e parcerias do Poder Executivo Estadual. Ele permite o armazenamento, a organização e o acompanhamento eficiente dessas informações, com acesso rápido e prático, inclusive por dispositivos móveis, possibilitando consultas em tempo real sobre entregas programadas, em andamento ou concluídas nos municípios, além da identificação de parceiros e diferentes classificações.
Para a gestora governamental e servidora da Unidade de Controle e Monitoramento de Governo, Geisa Laura Vilalva de Magalhães, a integração dos indicadores do CGE Alerta ao Entregas fortalece o monitoramento contínuo dos dados e amplia a capacidade da administração pública de gerir os recursos públicos com máxima eficiência.
“O CGE Alerta vai além da emissão de alertas: ele exerce um papel essencialmente preventivo, orientando os órgãos e entidades na correção de rotas e no aprimoramento da atuação da gestão, de forma a alcançar resultados cada vez mais eficientes e alinhados ao interesse público”, destacou.
Participaram também da reunião o auditor Jonathas Fuji e Marcel Kuniochi da Casa Civil.
Fonte:
CGE-MT