Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGDF apresenta Sistema Eletrônico de Gestão de Riscos para a Sefaz-RJ
Tecnologia desenvolvida pela CGDF impressiona representantes da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro e pode ser replicada em outros estados
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu, dia 22, representantes da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) para apresentar oSistema Eletrônico de Gerenciamento de Riscos (SaeWeb) desenvolvido para otimizar, monitorar e organizar processos e documentos em órgãos públicos. A tecnologia busca substituir a tramitação de papel por uma gestão totalmente informatizada, promovendo eficiência, transparência e segurança.
O encontro contou com a presença do controlador-geral substituto da CGDF, Breno Albuquerque, da subcontroladora de Controle Interno, Graziella Brunale, do coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade, Robson Lopes, do coordenador de Unidades de Controle Interno, Hamilton Ruggieri, e da assessora da SUBCI, Liane Angoti. Representando a Sefaz-RJ, participaram o subsecretário de Controle Interno, Francisco Iglesias, o subsecretário-geral, Gustavo Tellmann, a auditora interna, Inah Paraiso, e a assessora especial de Controle Interno, Gabriela Ross.
Durante a apresentação, Graziella Brunale destacou o papel do SaeWeb na modernização do setor público: “É com grande satisfação que recebemos hoje mais um órgão público estadual – desta vez, a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro – para compartilharmos experiências e boas práticas oriundas do trabalho realizado com competência e dedicação pela Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade (Coris). Enxergamos nesta oportunidade a possibilidade de estabelecer uma parceria que certamente promoverá o aprimoramento da gestão pública nacional e fortalecerá nossas instituições”, esclareceuBrunale.
O módulo de gestão de riscos do sistema SaeWeb tem se destacado como uma ferramenta de extrema relevância para os órgãos públicos, facilitando a identificação, a análise e o tratamento de riscos e contribuindo para promoção da governança pública.
Impressionado com a tecnologia, Francisco Iglesias, da Sefaz-RJ, avaliou positivamente a iniciativa: “Ficamos encantados com a funcionalidade do sistema. Ele realmente facilita os processos. Atualmente, nossos sistemas não são tão intuitivos, e acreditamos que a implantação do SaeWeb poderia trazer grandes melhorias para a Sefaz.”
Robson Lopes detalhou o funcionamento do sistema e compartilhou exemplos práticos de como o SaeWeb tem ajudado na identificação e mitigação de riscos: “Atuamos em 110 órgãos do Distrito Federal. Realizamos cursos de capacitação, identificamos os riscos e acompanhamos todas as etapas após a implementação. O SaeWeb é uma solução completa que auxilia na prevenção de problemas”.
O encontro reforçou a possibilidade de replicar a tecnologia em outras administrações públicas, promovendo uma gestão mais eficiente e integrada em nível nacional.
CGDF recebe outros órgãos de controle e firmam parcerias ao longo de 2024
Ao longo de 2024, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu representantes de diversos órgãos de estados de todas as regiões do Brasil. No total, foram noveórgãos, marcados por trocas de experiências, apresentação do SaeWeb e fortalecimento de parcerias institucionais.
Dentre os destaques, a CGDF firmou um acordo de cooperação técnica com a Controladoria-Geral do Estado de São Paulo (CGESP), enquanto uma parceria com a Secretaria de Fazenda de Sergipe (SEFSE) segue em andamento.
Os encontros também possibilitaram que diversas instituições conhecessem o SaeWeb, ferramenta utilizada pela CGDF. Participaram as seguintes organizações: Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGEGO), Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGEPI),Secretaria de Saúde do Mato Grosso (SESMT) Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral do Estado do Ceará (CGECE), Secretaria da Fazenda de Sergipe (SEFSE) e Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro (SEFRJ).
A iniciativa reforça o papel da CGDF como referência nacional em controle interno e gestão pública, promovendo integração entre estados e compartilhamento de boas práticas no setor público.
Fonte:
CGDF