Ceará: Última reunião da Rede de Fomento ao Controle Social apresenta balanço de ações do serviço de Ouvidoria

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, na manhã desta quarta-feira (15), a VI Reunião da Rede Fomento ao Controle Social do Estado. A última reunião do ano apresentou aos profissionais atuantes nas ouvidorias setoriais do Estado um balaço do serviço estadual de Ouvidoria.

 

O secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, fez questão de destacar a importância da Rede. “Faço sempre questão de destacar a força que tem a Rede de Ouvidorias do Estado. Este modelo sem sombra de dúvidas nos ajuda a fortalecer a qualidade do serviço que o Governo do Estado do Ceará entrega aos cidadãos”, fez questão de destacar o secretário.

 

Atividades técnicas

 

Durante a reunião, foi apresentada a pesquisa As Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual em Tempos de Pandemia. “O nosso objetivo com a pesquisa foi verificar como foi a execução da atividade de ouvidoria durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos órgãos e entidades. Ao todo, nós ouvimos 61 ouvidores setoriais”, explicou a orientadora da Célula de Ouvidoria da CGE, Thaís Holanda.

 

Outro ponto apresentado foi a atuação da Central 155, que ao longo do período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, em 20201, desempenhou um papel fundamento no auxílio ao cidadão na busca por informações e demandas de ouvidoria. Ao todo, a Central recebeu 214.428 ligações, contabilizadas de janeiro a novembro desse ano.

 

Ao longo do ano de 2021, a CGE, com o apoio do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, promoveu o processo de atualização da Carta de Serviços do Cidadão e sua adaptação ao modelo de Linguagem Silmples. Responsável pelo processo, a orientadora da Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade, Caroline Gabriel, fez um balanço das ações realizadas.

 

“Ao todo, neste ano, nós conseguimos atualizar 514 serviços disponibilizados por meio da Carta de Serviços. Para que isso fosse possível, nós realizamos nove oficinas de Padronização dos Serviços Públicos, que capacitaram 40 órgãos e entidades”, frisou.

 

E mais

 

Ainda durante a reunião, o auditor de controle interno da CGE, que atua na Coordenadoria de Ouvidoria, Benevides Lôbo, apresentou uma prévia do Manual de Avaliação dos Serviços Públicos do Estado, que será lançado pela CGE ainda este ano.

 

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Fonte:

CGE-CE