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Ceará: Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão chega à fase de desenvolvimento
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), realizará na próxima terça-feira (25), a primeira demonstração pública do novo Sistema de Relacionamento com Cidadão do Estado do Ceará. O sistema, que está sendo desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design, será exposto para demonstração interativa para os cidadãos que utilizam o Vapt Vupt do bairro Antônio Bezerra.
Na ocasião, os cidadãos poderão utilizar o novo sistema para acessar informações sobre temas como saúde, educação e gastos públicos, além de registrar manifestações nos canais de Ouvidoria do Governo. Ao final de cada acesso, será emitida uma pesquisa de satisfação que avaliará o desempenho das ferramentas. Com a aplicação da pesquisa, a Caiena adaptará o sistema já em processo de construção às necessidades do cidadão.
Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, com o novo sistema o cidadão poderá participar mais efetivamente da gestão pública, acompanhando as ações realizadas pelo Estado. “Com ele, nós pretendemos em um só ambiente de interface, unir o Portal da Transparência do Estado, a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), oferecendo um serviço de maior qualidade ao cidadão, através de uma linguagem fácil e acessível, e disponibilizando ainda serviços de cruzamento de dados, ambientes de discussão e acesso a redes sociais”, ressaltou.
Especialistas
Uma equipe de especialistas foi reunida para atender às necessidades específicas do projeto. Profissionais como Fabiano Angélico, especialista em transparência e Lei de Acesso à Informação, e Luciana Zaffalon, especialista em Ouvidoria, integram a equipe composta pela Caiena, junto de especialistas de tecnologia da informação, design, gestão de dados e administração pública.
O especialista Fabiano Angélico considera que a Transparência produz governos melhores, pois permite avaliações mais precisas sobre as políticas públicas a partir das informações disponibilizadas. “Com estas avaliações e análises, as gestões podem fazer correções de rumo, o que resulta em melhores políticas que gerarão bem-estar coletivo. A Transparência também permite a diminuição de atos de corrupção, além de esclarecer o cidadão sobre o funcionamento das instituições governamentais”, pontuou.
Saiba mais
O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão permitirá que os cidadãos de todo o Estado registrem manifestações, como reclamações, denúncias ou elogios à Ouvidoria. Outra funcionalidade integrada ao Sistema será o Portal da Transparência, por meio do qual os cidadãos poderão acessar informações sobre serviços como saúde, educação e gastos públicos, por exemplo. Além desta, a ferramenta de Acesso à Informação ficará disponível para que os cidadãos possam solicitar dados que não constem no Portal da Transparência.
O Sistema está sendo desenvolvido pela Caiena – Tecnologia e Design, sob gestão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR)
Serviço
Data: 25 de abril de 2017.
Horário: 8h00 – 17h00, mesmo horário de funcionamento do Vapt Vupt.
Local: Vapt Vupt – Rua Demétrio Menezes, 3750 – Antônio Bezerra, Fortaleza
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE – (85) 3101-3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
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