Ceará: Nível de transparência “alto” entre os estados-sede da Copa

Pelo segundo ano consecutivo, o Estado do Ceará atingiu um nível “alto” de transparência na apuração dos Indicadores de Transparência dos governos dos estados que receberão os jogos da Copa 2014. A pesquisa, que é realizada pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social, avalia a quantidade e a qualidade das informações prestadas pelos governos dos Estados que sediarão as partidas do Mundial de Futebol. Em relação à avaliação anterior, o Estado aumentou sua pontuação de 65,22 para 68,55 pontos.

A nota do índice é composta por 90 perguntas e embasada no conjunto de leis que avaliam o nível de transparência em duas dimensões: “Informação” e “Participação”. Na primeira parte, são avaliados tanto o conteúdo relevante disponibilizado ao cidadão como a qualidade dos canais de comunicação usados para difundir essas informações, tais como os portais de internet, telefones e o serviço de informação ao cidadão. No quesito Participação, é analisada a realização de audiências públicas e o funcionamento das ouvidorias.

Dos onze estados analisados, o Ceará obteve a segunda melhor pontuação nos indicadores de transparência, figurando em segundo lugar, com 68,55 pontos, e com um nível “alto” de transparência.

Para a secretária de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Silvia Correia, o resultado obtido pelo Ceará reflete o reconhecimento pela prática da transparência e do fomento a participação da população no controle social que vem sendo adotada desde 2007 pelo Governo do Estado.

Comparativo

Em relação à pesquisa anterior, o Estado do Ceará alcançou melhor pontuação em 16 quesitos. Nos aspectos referentes ao Conteúdo Geral, o Ceará aumentou sua pontuação na apresentação das informações disponibilizadas de cada compra, contrato e das obras referentes à Copa 2014 no Portal da Transparência do Estado.

Nos Canais de Informação, o destaque é para as perguntas e respostas mais frequentes, em relação ao Mundial, disponibilizadas ao cidadão no sítio institucional da Secretaria Especial da Copa (Secopa). Já nos Canais de Participação, a pontuação cresceu com a divulgação dos relatórios mensais de Ouvidoria com os resultados das demandas apresentadas à Ouvidoria.

———————————————————-

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

 
Texto:  Assessoria de Comunicação da CGE – Flávia Salcedo
Telefone: (85) 3101-3474
E-mail: flavia.salcedo@cge.ce.gov.br