Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ceará: CGE realiza curso sobre Gestão por Processos
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), realiza o curso sobre Gestão por Processos. O objetivo da capacitação é habilitar os servidores e colaboradores quanto à compreensão e aplicabilidade de conceitos e algumas ferramentas sobre a gestão de processos em uma organização no que tange ao planejamento, mapeamento do processo atual, monitoramento e controle, e à melhoria contínua sobre os processos organizacionais. O curso, que teve início no dia 26 de setembro, segue até a próxima terça-feira (11).
Para o secretário adjunto, Marconi Lemos, a gestão por processo é algo que precisa ser pensado dentro das instituições públicas. “As organizações devem ser enxergadas sob a ótica de um tripé de sustentação formado por estratégia, pessoas e processos. Nesse sentido, o conhecimento da gestão de processos é de fundamental importância para gestores, executores e gestão pública, pois permite uma visão abrangente dos objetivos que a administração quer atingir e como ela irá atingir. A gestão de processos permite também um gerenciamento proativo por meio da visão de riscos e controles presentes nos processos organizacionais”, frisou.
A capacitação acontece em dois módulo: o primeiro abordando assuntos voltados para a conceituação da gestão por processos, o ciclo de vida dos processos e os fundamentos da arquitetura do processo; o segundo módulo trata de análise do processo, em que será escolhido um processo da CGE para ser estudado pelos participantes do curso, e sugestões de metodologia de gerenciamento de processos.
De acordo com a mestre em Planejamento e Políticas Públicas e uma das instrutoras do curso, Maria Jeane Sampaio, é importante pensar os processos de forma a torná-los eficazes. “A capacitação tem como objetivo apresentar aos servidores as técnicas, ferramentas e tecnologias modernas e atuais com a finalidade de potencializar os processos. Não basta apenas criá-los, nós precisamos desenhá-los, otimizá-los e geri-los”, ressaltou.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE – (85) 3101-3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara
Mais informações sobre o Conaci:
(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547