Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ceará: CGE participa do II Encontro de Ouvidorias do TCE
O secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), Flávio Jucá, participou, na última quinta-feira (22), do II Encontro de Ouvidorias do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). O evento reuniu membros de Cortes de Contas brasileiras, gestores e servidores públicos, e integrantes da sociedade civil, para discutir práticas, estabelecer diretrizes e compartilhar experiências sobre a instauração e as atividades de uma ouvidoria para a melhoria da gestão pública.
Como debatedor na mesa-redonda “Participação Social: importância do Controle Social no combate à corrupção”, o secretário da CGE expôs a importância do controle popular para uma gestão pública efetiva. “Durante muitos anos, a expressão Controle Social se viu ameaçada de cair em lugar-comum. Mas, felizmente, vários movimentos relevantes conseguiram resgatar o significado original da expressão, que remete ao exercício da cidadania. Graças a este resgate, nós pudemos observar o nascimento de um cidadão mais consciente e mais conhecedor de seus direitos e deveres”, ressaltou.
Participaram ainda da mesa-redonda sobre controle social, o conselheiro substituto e ouvidor do TCE, Itacir Todero, o presidente do Tribunal de Contas do Mato Grosso, Antônio Joaquim Morais, o ouvidor da Controladoria Geral do Município de Fortaleza, Paulo Melo, a ouvidora do Ministério Público do Estado do Ceará, Maria Neves e a diretora da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e professora, Adísia Sá, que, ao final do debate, foi contemplada com uma homenagem por sua atuação como uma a primeira mulher a assumir a função de ombudsman na imprensa nordestina.
O II Encontro de Ouvidorias do TCE contou ainda com a realização de duas palestras: “Ouvidorias: uma visão empreendedora”, ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Ouvidores / Ombudsman (ABO Nacional), Edson Luiz Vismona; e “A importância do diálogo e a arte de ouvir”, ministrada pela professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e mediadora de conflitos, Mônica Carvalho Vasconcelos. Além do secretário de Estado Chefe da CGE, estiveram presentes no evento integrantes da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social do órgão e membros da Rede de Fomento ao Controle Social do Estado.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE – (85) 3101-3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara