Ceará: CGE inicia oitavo ciclo de palestras do Projeto Educação Social

Com o objetivo de fomentar o exercício da cidadania, por meio da conscientização de alunos da rede estadual de educação sobre a importância da participação social nas ações realizadas pelo Governo do Estado, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) iniciou, na manhã da última quinta-feira (3), a oitava etapa do ciclo de palestras Caminhos da Cidadania. A primeira instituição de ensino a receber o projeto nesta nova etapa foi a Escola Estadual de Ensino profissionalizante Salaberga Torquato Gomes de Matos, em Maranguape.

Para a diretora da EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos, Janaína Belo, a palestra veio somar para a construção do conceito de cidadania dos estudantes. “É importante que eles conheçam seus direitos e deveres e saibam como utilizá-los para construir um país melhor. Nossos jovens precisam aprender a exercer o controle social, pois assim teremos cidadãos mais conscientes no futuro”, ressaltou.

Durante a palestra, o articulador da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da CGE e  facilitador do projeto, Tiago Peixoto, debateu com os alunos assuntos ligados a controle social, acesso à informação, transparência pública, ouvidoria e combate à corrupção. Ao final da palestra, os presentes receberam um exemplar da cartilha Caminhos da Cidadania, material elaborado em parceria com a Casa Civil, com o objetivo de fomentar nos alunos a consciência cidadã.

“O bom da palestra foi que pudemos conhecer os canais pelos quais podemos participar das ações do Governo do Estado e exercer a nossa cidadania”, afirmou o aluno de enfermagem da EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos, Marcos Idalberto.

Além da instituição de ensino Salaberga Torquato Gomes de Matos, outras duas escolas receberam a palestra: a EEFM CAIC Senador Carlos Jereissate, também em Maranguape, e a EEEP Governador Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, no município de Maracanaú.

Saiba mais

O Projeto Educação Social foi lançado em 24 de setembro de 2013, por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), com o objetivo de fomentar a participação social para o fortalecimento da cidadania. Ao todo, desde que foi criado, o projeto atendeu 20.521 alunos, por meio da realização de 351 palestras, em 172 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

De acordo com pesquisa realizada com 8.230 alunos que assistiram a palestra Caminhos da Cidadania, o projeto obteve um índice de aceitação de 93,34%, sendo classificado positivamente por 12.564 alunos. Em 2014, em virtude do período eleitoral, o projeto foi suspenso e retorna agora no segundo semestre deste ano.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE – (85) 3101-3474

Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)

Twitter: @ComunicacaoCGE

Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Mais informações sobre o Conaci:

Tríade Comunicação

comunicacao@conaci.org.br

(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547