Ceará: CGE divulga balanço de atendimentos da Ouvidoria de janeiro a maio

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) acaba de divulgar os resultados das atividades desenvolvidas no âmbito do Sistema de Ouvidoria nesses cinco primeiros meses de 2015. Foram contabilizadas 24.541 manifestações. No comparativo com o mesmo período de 2014, percebe-se o aumento de 2,5% nos atendimentos.

Os órgãos mais demandados no período de janeiro a maio de 2015 foram: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria de Saúde (Sesa), Polícia Militar (PMCE), Instituto de Saúde dos Servidores do Ceará (Issec), Departamento de Trânsito (Detran), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Educação (Seduc), CGE, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A Ouvidoria da Cagece foi a mais requisitada do Sistema de Ouvidoria, superando a Ouvidoria da Sesa que no ano de 2014 estava em primeiro lugar das manifestações.

No que tange os canais de atendimento e ferramentas utilizados pelos cidadãos, no período de janeiro a maio (2014 e 2015) houve aumento no registro de manifestações pela Central de Atendimento 155 (↑ 39,5%), pelo Facebook (9 vezes mais) e pela forma presencial (↑ 25,1%). As demandas provenientes da internet tiveram redução nos registros em torno de 13,8%. De modo geral, nota-se que o Sistema Informatizado de Ouvidoria – SOU concentra o maior volume de manifestações do sistema, com aproximadamente 80,5% no ano de 2015.

Tipo de Manifestação

As manifestações de Ouvidoria são classificadas como reclamação, denúncia, crítica, elogio, sugestão ou solicitação de serviço, recebidas por diversos meios, como: telefone, internet (Sistema SOU), presencial, e-mail, carta, mídias sociais, caixa de sugestões (Sesa), dentre outros.

As manifestações relacionadas à Insatisfação do Cidadão apresentaram índices percentuais menores em 2015 (66%) comparados a 2014 (68%). Já as Solicitações de Serviço tiveram aumento comparando percentualmente, de 16,8% (2014) a 22,68% (2015).

A partir das demandas de Ouvidoria, tanto a CGE como as Ouvidorias Setoriais apresentam recomendações e sugestões para o aperfeiçoamento de políticas públicas executadas pelos diversos Órgãos ou Entidades do Poder Executivo.

Acesso à Informação

Com a Lei de Acesso à Informação do Estado do Ceará prestes a completar três anos de vigência no próximo domingo (28), é válido ressaltar que, por meio das ferramentas de ouvidoria, o cidadão também pode fazer o seu pedido de informação, caso esta não esteja disponível nos canais de transparência ativa como o Portal da Transparência ou o Acesso Cidadão.

——————————————-

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-CE

Tel: (85) 3101-3474 / 8724-2222

E-mail: flavia.salcedo@cge.ce.gov.br

Site: www.cge.ce.gov.br