Ceará: CGE capacita auditores de controle interno na nova versão da Norma ISO 9001

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) iniciou, na manhã desta quinta-feira (08), o Curso de Interpretação e Formação de Auditores de Controle Interno na Norma ISO 9001:2015. A capacitação, realizada com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), segue até esta sexta-feira (09) e tem como objetivo qualificar os auditores a preparar e conduzir auditorias internas no Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma ISO 9001:2015, que sucede a versão na qual a CGE é certificada.

A abertura do curso foi feita pelo secretário executivo da CGE e presidente do Sistema de Gestão da Qualidade do órgão, Paulo Roberto Nunes, que destacou a importância dos auditores entenderem a Norma ISO 9001 e as mudanças geradas com a reformulação. “É importante que vocês conheçam a norma e o alcance dela, pois isso acontece em um momento muito oportuno. Atualmente, nós estamos em processo de revisão da estrutura organizacional da CGE, que será feita por meio da assinatura de um novo decreto pelo Governador. Na nova estrutura fica prevista a criação da Assessoria de Gestão da Qualidade. Este é um passo muito importante dentro dessa nossa estruturação, tendo em vista que sempre discutimos a importância da gestão da qualidade em nossas reuniões”, frisou.

Para o instrutor da capacitação, o sócio-diretor da RS2 Consultoria, Romeu Alencar, o curso se apresenta como uma maneira de preparar os auditores para a requalificação da ISO 9001:2008, na qual a CGE é certificada. “Esta nova versão da ISO 9001 passou por reformulações e embora os certificados da versão anterior ainda estejam valendo, muitas empresas já buscam se adequar a nova versão, que trouxe várias mudanças, principalmente na área de gerenciamento de risco, gerenciamento de mudança e incorporação do planejamento estratégico”, ressaltou.

Sistema de Qualidade CGE

Em 2009, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado implantou um Sistema da Qualidade com base na NBR ISO 9001:2008, o que representou a obtenção de uma valiosa ferramenta voltada ao aperfeiçoamento dos produtos e serviços ofertados pela instituição. Em 2011, o órgão conquistou a certificação ISO 9001, válida por três anos, tornando-se o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas. Em 2014, o órgão recebeu a recertificação, após auditoria realizada pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ), cuja validade vai até 14 de dezembro de 2017. A cada ano, até lá, a CGE passará por auditorias de manutenção da certificação.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE – (85) 3101-3474

Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)

Twitter: @ComunicacaoCGE

Facebook: www.facebook.com/CgeCeara