Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ceará: CGE apresenta detalhes do Sistema Informatizado da Rede de Atendimento à Pessoa Idoso
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE) apresentou, no dia 15 de janeiro, durante a 145ª reunião do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), detalhes do sistema informatizado que reunirá diversos serviços de atendimento à pessoa idosa, como a relação de Conselhos Municipais e Estaduais, equipamentos, programas e projetos em beneficiem essa população. O trabalho para a elaboração do Sistema Informatizado da Rede de Atendimento à Pessoa Idosa do Estado do Ceará está em fase de elaboração do projeto, que deverá ser apresentado à Cedi no próximo mês.
“A criação da rede é um passo importante para a população idosa no Estado, porque assegura a efetivação dos direitos do idoso e contribui para estimular uma maior participação dessa população na sociedade. Quando estiver no ar, o sistema deve estimular também a criação de mais equipamentos e serviços para atender as necessidades do idoso, já que eles representam 10% da população do Ceará”, acredita o conselheiro do colegiado da Cedi e orientador da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes.
Cedi
O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) é vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e tem caráter permanente, partidário, consultivo e deliberativo. Iniciou os trabalhos em 2003, mediante Decreto nº 26.963, mas foi em agosto de 2015, quando o governador Camilo Santana sancionou a lei de criação do conselho, que o Cedi ganhou novas atribuições e ampliou a composição de representantes, com a nomeação de um idoso para compor um assento no conselho.
A CGE participa com dois integrantes na Comissão de Normas e Fiscalização, responsável por verificar as condições dos abrigos que atendem à população idosa dentro do Estado. O conselheiro titular, Jean Lopes, e o suplente, Marcos Henrique Almeida. Além da CGE, outros nove órgãos do Poder Executivo Estadual, representantes da sociedade civil, entidades, organizações de atendimento à pessoa idosa participam das discussões e formulação de políticas públicas direcionadas ao idoso.
Clique aqui para saber mais informações sobre o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi).
——————————————-
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-CE
E-mail: flavia.salcedo@cge.ce.gov.br; vandecy.dourado@cge.ce.gov.br; camila.lins@cge.ce.gov.br
Telefone: (85) 3101-3474
Site: www.cge.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara
Twitter: @ComunicacaoCGE