Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ceará: Atendimentos em Ouvidoria crescem 24% em 2014
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) divulgou, na última quarta-feira (07), o balanço de 2014 dos números de Ouvidoria. Durante o ano de 2014, foram contabilizados mais de 55 mil atendimentos em ouvidoria, apresentando um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. O índice geral de satisfação do cidadão com as ferramentas de ouvidoria do Estado foi de 82%. O tempo médio de atendimento das manifestações é em torno de 9 dias, lembrando que o prazo legal é de 15 dias, prorrogáveis por mais 15.
A Ouvidoria recebe manifestações, por meio do telefone gratuito 155, pela internet através do Sistema de Ouvidoria (SOU) e redes sociais (twitter e facebook), e de forma presencial em qualquer órgão ou entidade do Poder Executivo Estadual. Em 2014, 91,39% das manifestações de ouvidoria foram respondidas no prazo legal. No final de 2013, esse índice apontava 83,8%.
Com base nos dados acima, foi possível observar um aumento no número de solicitações de serviço e contribuição do cidadão, como elogios e sugestões, em relação ao ano anterior. Em 2013, o número de solicitações de serviços era de 7.584 mil, saltando em 2014 para 12.365. Quanto à contribuição do cidadão, em 2013 a ouvidoria registrou 6.806, já no ano passado foram registradas 7.753 contribuições. Em 2014, o cidadão também se mostrou mais participativo, apresentando reclamações, denúncias e críticas, que no total somaram 35.531 manifestações.
Acesso à informação
Durante todo o ano de 2014, o número de solicitações de informação ultrapassou as 25 mil, ficando com um tempo médio de atendimento em torno de 4 dias, com um prazo legal de 20 dias, prorrogáveis por mais 10. Dentre os órgãos mais demandados estão a Cagece com 8.618 solicitações, o Departamento Estadual de trânsito (Detran) contabilizando 4.462 solicitações, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) com 3.031 solicitações, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) registrando 2.325 solicitações, e a Secretaria da Educação (Seduc) com 1.221 solicitações.
Já quanto aos assuntos mais demandados, está a busca por informações de endereços e telefones de órgãos, entidades públicas e a outros poderes e entidades públicas, informações relativas à falta de água e cobranças indevidas, serviços prestados pelo Detran, Programa Minha Nota Vale Dinheiro, solicitações por informações sobre concursos públicos e a emissão de certificados escolares.
Para o registro dessas solicitações, a CGE disponibiliza canais gratuitos de atendimento ao cidadão, voltados ao exercício do controle social e ao fomento das políticas públicas, colocando à disposição recursos telefônicos, da rede mundial de computadores e atendimento presencial, de modo a viabilizar com celeridade a recepção e o registro das solicitações apresentadas.
Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria
A Central de Atendimento Telefônico é o principal canal de entrada de demandas de ouvidoria e acesso à informação de todo o Estado, e vem permitindo a universalização dos serviços, por meio de um número não tarifado para o cidadão. Em 2014, foram registrados 77.919 atendimentos, sendo emitidas 16.914 respostas ao cidadão pela Central.
A Central, que completará este ano 7 anos de atividade, foi criada em janeiro de 2008, com a finalidade de disponibilizar ao cidadão um canal de atendimento por meio de ligação telefônica, assegurando celeridade e qualidade no atendimento.
Serviço:
Ouvidoria Geral do Estado
Telefone: 155 (ligação gratuita)
Site: www.ouvidoria.ce.gov.br
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara
——————————————-
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-CE Tel: (85) 3101.3474 / 8724.2222 E-mail: flavia.salcedo@cge.ce.gov.br www.cge.ce.gov.br