Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Belo Horizonte: Prefeitura publica decreto que institui mecanismo para combater enriquecimento ilícito de servidor do município
Foi publicado na edição do Diário Oficial do Município de Belo Horizonte (DOM) da última terça- feira, 8 de maio, o Decreto 16.897 que regulamenta a utilização da sindicância patrimonial no âmbito do Poder Executivo municipal. Trata-se de um importante instrumento de combate ao enriquecimento ilícito de servidores públicos.
O Decreto 16.987 também dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação da declaração de bens e valores que compõem o patrimônio dos agentes públicos no âmbito do Poder Executivo e revoga o Decreto 15.367, de 4 de novembro de 2013.
Da Sindicância Patrimonial
A Sindicância Patrimonial constitui procedimento investigativo, de caráter sigiloso e não punitivo, destinado a apurar indícios de enriquecimento ilícito por parte de agente público à vista de incompatibilidade patrimonial com seus recursos e disponibilidades.
O procedimento de sindicância patrimonial será instaurado por ato do Subcontrolador de Transparência e Prevenção da Corrupção e será conduzido por comissão constituída por dois ou mais servidores efetivos da Controladoria-Geral do Município.
Concluídos os trabalhos da sindicância patrimonial, a comissão responsável por sua condução produzirá relatório sobre os fatos apurados, opinando pelo seu arquivamento ou, se for o caso, pela instauração de processo administrativo disciplinar, quando houver indícios de enriquecimento ilícito.
A Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte
A Controladoria-Geral do Município (CTGM) é o órgão central de controle interno no âmbito da Prefeitura de Belo Horizonte.
Dotada de autonomia funcional, possui um extenso rol de competências, cuidando, em sentido amplo, da orientação, vigilância e correção do exercício da função administrativa, em uma atuação estratégica e multifacetada que engloba o controle da execução orçamentária e regularidade fiscal; controle da conformidade e dos resultados dos atos, ações e programas desenvolvidos no âmbito do município; da coordenação e execução de atividades relativas ao regime disciplinar no âmbito do município; do desenvolvimento de mecanismos de ampliação da transparência, combate e prevenção à corrupção, bem como supervisionar e executar as atividades de atendimento, recepção, encaminhamento e resposta às questões formuladas pelo cidadão.
Além disso, atua como apoio do Controle Externo no exercício da sua missão institucional. Compõem a estrutura da Controladoria-Geral do Município: a Subcontroladoria de Auditoria do Município (SUAUDI); a Subcontroladoria de Correição do Município (SUCOR); a Subcontroladoria de Ouvidoria do Município (SUOUV) e a Subcontroladoria de Transparência e Prevenção da Corrupção – (SUTRANSP).
Informações para a imprensa:
Controladoria-Geral do Município CTGM – BH/MG
Telefone: (31) 3246-0272
E-mail: claudia.fusco@pbh.gov.br
Site: www.pbh.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911