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Auditoria Geral do MT recebe 11 mil demandas sociais em 2012
A Auditoria Geral do Estado do Mato Grosso (AGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria, registrou cerca de 11 mil demandas sociais relativas aos diversos serviços prestados pelo Governo de Mato Grosso em 2012. Entre denúncias, reclamações, solicitações, informações, sugestões e elogios, cerca de 90% das demandas realizadas ocorreram por meio da internet através do site www.ouvidoria.mt.gov.br mediante ao acesso do sistema “Fale Cidadão”. O telefone (0800-647-1520 ou 161) foi o segundo canal mais utilizado.
Para 2013, a perspectiva é que o controle social sobre a gestão estadual efetuado pelo sistema “Fale Cidadão” tenha reflexos ainda mais positivos à sociedade na prestação dos serviços. Isso porque a ferramenta foi atualizada para possibilitar a produção de relatórios gerenciais detalhados das demandas do cidadão, de forma a fornecer trilhas para o trabalho das equipes de auditoria, bem como orientar os gestores estaduais no processo decisório para as providências adotadas sejam satisfatórias à sociedade.
A nova ferramenta está em fase de testes e deve entrar em ambiente de produção em janeiro de 2013. “Queremos intensificar o atendimento realizado, baseando-nos cada vez mais no fornecimento de respostas claras e em tempo hábil ao cidadão”, ressalta a secretária-adjunta de Ouvidoria da AGE, Edilene Lima.
Consocial
Na função de Ouvidoria, destaque também para o sucesso da etapa mato-grossense da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), realizada nos dias 20 e 21 de março de 2012. Ao todo, as discussões relativas à transparência, ao controle social e ao combate à corrupção chegaram a 45 municípios do Estado, contemplando 75% da população.
Das 80 diretrizes eleitas pela Conferência Nacional, 16 delas incluem propostas escolhidas em Mato Grosso para orientar órgãos públicos na condução de suas políticas de transparência e estímulo ao controle social.
Para 2013, o secretário-auditor geral do Mato Grosso, José Alves Pereira Filho, orientou a equipe da AGE-MT que devem ser intensificadas as ações para colocar em prática as propostas, que tratam, em linhas gerais, da ampliação dos efeitos da “Lei da Ficha Limpa” para a nomeação de cargos em comissão, estabelecimento de diretrizes para prevenção e combate à corrupção, além da atuação dos conselhos de políticas públicas, implementação de mecanismos de controle social.
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Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Auditoria Geral do Amapá (AGE-MT)
Texto e crédito da foto: Ligiani Silveira – Assessoria/AGE-MT
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