Auditores da CGE-MT se preparam para prestar consultoria aos órgãos e gestores do Estado

Curso foi realizado em alinhamento à diretriz do governador Mauro Mendes de eficiência da gestão pública

Auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) participaram, de segunda até esta quarta-feira (06 a 08.02), de um curso sobre consultoria em auditoria interna governamental. A capacitação foi realizada no contexto da diretriz do governador Mauro Mendes de que a CGE priorize, nos próximos quatro anos, a prestação de consultoria aos órgãos estaduais para contribuir com a eficiência das políticas públicas.

Por isso, o curso objetivou desenvolver e aprimorar a competência dos auditores do Estado para a execução da atividade de acordo com padrões reconhecidos nacional e internacionalmente. “A capacitação instrumentalizou os auditores a utilizar a abordagem de consultoria como fundamental para que a auditoria possa agregar valor e assegurar a boa e regular aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade”, destacou o instrutor da capacitação, Diocesio Sant´anna da Silva, do Instituto dos Auditores Internos (IIA Brasil) e executivo de auditoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Para tanto, o conteúdo programático envolveu a abordagem das melhores práticas profissionais para as etapas de planejamento, execução, comunicação dos resultados aos órgãos estaduais e monitoramento das recomendações de consultoria. A capacitação foi interativa com o instrutor para esclarecimento de dúvidas e discussão de casos práticos.

Segundo o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias, a realização do curso é uma das ações do processo de mudança de foco de atuação da CGE, de corretivo para preventivo e colaborativo, a fim de adicionar valor e melhorar as operações dos órgãos estaduais.

“Estudamos, inclusive, remodelar produtos e serviços prestados pela Controladoria, bem como a estrutura organizacional para que se adeque ao novo modelo de atuação, de apoiar os gestores na implementação e/ou melhoria dos processos de governança, gestão de riscos e controles internos”, ressaltou.

Para o secretário-adjunto de Auditoria e Controle da CGE-MT, Joelcio Caires da Silva Ormond, os resultados do curso foram os melhores possíveis. “Conseguimos a participação de um número relevante de auditores, de diversas áreas de atuação da CGE, o que possibilitou a desmistificação do trabalho de consultoria em auditoria governamental (sobre a competência da CGE para realização, bem como a possibilidade de agregação de valor por meio de construção de soluções) e a discussão das formas de desenvolvimento desses trabalhos”, comentou.

Confira AQUI a galeria de imagens do curso.

Fonte:

Juliene Leite

Jornalista | Técnica de Desenv. Econômico e Social

Unidade de Assessoria

(65) 3613-4017| (65) 99929-6598