Auditores da CGE-MS participam das monitorias de utilização do sistema e-PAD

O Estado é piloto no Projeto de Nacionalização do e-PAD

Em Mato Grosso do Sul, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), por meio de sua Corregedoria-Geral (CRG), iniciou em dezembro de 2022 a etapa de implementação do e-PAD – ferramenta informatizada destinada à sistematização de atividades correcionais – no âmbito do Poder Executivo, junto às Unidades Setoriais e Seccionais do Sistema de Controle Interno.

O Estado é piloto no Projeto de Nacionalização do e-PAD. A Controladoria-Geral de MS é a primeira instituição – em âmbito estadual -, no Brasil, a realizar a difusão, implantação e implementação do sistema junto às Unidades de Controle Interno.

Na época, foi realizado um treinamento ministrado pela equipe da Corregedoria-Geral da União (CGU) com a participação de servidores da CGE-MS e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) que é o primeiro órgão a ter acesso ao ambiente de produção do sistema para a recepção e o desenvolvimento de procedimentos disciplinares.

Neste ano, desde 20 de janeiro, a CGU, por meio da Coordenação-Geral de Modernização, está promovendo monitorias de utilização do sistema e-PAD às sextas-feiras, das 14h30 às 16h (horário de Brasília). Para participar, não é necessário realizar inscrição, basta acessar o link disponível no Portal de Corregedorias.

As monitorias servem não só como um espaço para os usuários tirarem dúvidas sobre o sistema, mas também como meio para que os representantes da Corregedoria expliquem regras do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal.

Ao todo, serão cinco monitorias até o dia 17 de fevereiro.​​​​​​​ Além disso, como houve o lançamento da nova versão do e-PAD, as monitorias auxiliam na compreensão das novas funcionalidades.

Equipes da Corregedoria-Geral, da CGE-MS, e da Secretaria de Estado de Educação (SED)

Nesses encontros, representantes da CRG e das unidades integrantes dos Sistemas Correcionais (Siscor) compartilham experiências, esclarecem dúvidas e recebem sugestões para consolidar o sistema como ferramenta fundamental na melhoria dos procedimentos correcionais.

Ações em MS 

Em 2023, a fase de implementação do e-PAD nas instituições estaduais de MS será estendida, gradativamente, aos demais órgãos e entidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, havendo o acompanhamento e o respaldo da Corregedoria-Geral do Estado.

Já estão em fase de treinamento as equipes do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran), Secretaria de Estado de Educação (SED), Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro).

Para outras informações sobre o e-PAD, visite:​​​​​​​

Fonte:

Karla Tatiane, CGE-MS com informações da Ascom CGU