Auditor da CGE-MT ministra treinamento na Enap

O curso é focado em governança e boas práticas no setor público

O auditor da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT), Rodrigo Amorim, ministrou o curso “Governança, Compliance e Integridade na Administração Pública: Novidades, Desafios e Tendências”, que reuniu 35 servidores de diversos órgãos governamentais de todo o Brasil, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é discutir e aprimorar as melhores práticas de governança no setor público.

Elaborado pela especialista Elise Eleonore Brites, o curso incluiu sete encontros de três horas cada, entre 5 e 13 de agosto. A metodologia adotada destacou-se pelo uso de interações, atividades em grupo e ferramentas online, que facilitaram a dinâmica das aulas remotas e promoveu um ambiente de aprendizado colaborativo.

Esta foi a primeira turma do auditor como instrutor da Enap. Rodrigo ressaltou a importância da interação nos treinamentos corporativos. “Em treinamento corporativo, é essencial fomentar a interação para que os alunos possam compartilhar suas experiências e boas práticas. Cada participante vem de organizações públicas diferentes e complexas, o que enriquece muito o aprendizado coletivo”.

Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em áreas cruciais para a administração pública contemporânea, como Compliance, Integridade e Environmental, Social, and Governance (ESG).

De acordo com Rodrigo, houve um enfoque particular em como garantir que as ações governamentais estejam sempre em conformidade com a lei, bem como a importância de uma postura ética e responsável por parte dos servidores públicos.

Além disso, a integração de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis na governança diária foi uma das principais temáticas abordadas, preparando os servidores para implementar uma administração pública mais eficaz e transparente.

O curso proporcionou aos participantes um aprofundamento teórico e aplicação prática desses conceitos, e contribuiu para o fortalecimento da gestão pública em suas respectivas áreas de atuação.

Fonte:

CGE-MT