Ampliar a atuação do Conaci junto aos órgãos centrais de Controle marcam segundo dia da 44ª RTC em Fortaleza

Cerca de mil pessoas participaram das discussões do encontro através do canal do youtube

Ampliar a atuação do Conaci junto aos órgãos centrais de controle Interno dos municípios atuando em rede e a promoção do Diagnóstico Nacional de Controle Interno para Municípios, foram questões debatidas no segundo dia da 44ª Reunião Técnica do Conaci (RTC), que acontece em Fortaleza, com promoção do órgão e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza. Durante o primeiro dia de atividade, cerca de mil pessoas acompanharam as transmissões de forma online pelo canal da instituição.

Na abertura, o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, destacou os resultados apresentados no relatório de gestão 2022. “As câmaras técnicas têm trabalhado bastante e apresentado seus resultados. Tivemos um ano repleto de inovações, que podem ser constatadas no relatório, como a disponibilização de cursos online para os membros do Conaci, em parceria com o Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT)”, ressaltou Rodrigo.

Seguindo a programação da reunião, foi destacado as parcerias com: a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Banco Mundial para promoção do Diagnóstico Nacional de Controle Interno para os municípios; Foram abordados também ações voltadas à ampliação da participação feminina, destacando que no XVIII Encontro Nacional de Controle Interno, teve mais de 52% dos palestrantes sendo mulheres, além de ampliação do site “Mulheres no Controle” e o Livro produzido do Conaci somente com artigos escritos por mulheres.

Entre as pautas administrativas debatidas, destaque para a aprovação do novo logotipo do Conaci e do Banco do Conhecimento. Foram escolhidas também as cidades sedes das quatro RTC´s , com a primeira em março, na cidade de Maceió, em Alagoas, a segunda para o mês de junho em São Luís, no estado do Maranhão, enquanto em setembro, acontece o Encontro Nacional e 47ª RTC, na cidade de Campo Grande em Mato Grosso do Sul, e para o mês de dezembro, a 48ª RTC de 2023 na cidade João Pessoa, Paraíba.

A Secretária chefe da CGM Fortaleza, Christina Machado, enfatizou o compartilhamento de saberes proporcionado pela RTC. “Temos uma oportunidade impar de ampliar o conhecimento através da RTC, onde temos o acesso a novas políticas públicas na área do controle além da apresentação dos “cases” de sucesso desenvolvida no Brasil. A partir desse conhecimento compartilhado, temos a chance de promover inovações no município de Fortaleza e fortalecer as áreas de auditora, controle, transparência, correição e ouvidoria”, ressaltou Christina.

No período da tarde, o encontro prosseguiu com a palestra ” Atividade sobre vínculo, confiança e poder pessoal: O segredo do Samurai”, ministrada pelo consultor e facilitador de processos voltados ao desenvolvimento humano, Ricardo Kanashiro.

Comunicação

Na oportunidade, a assessora de comunicação do Conaci, Thais Venturatto, destacou as estratégias de comunicação e marketing adotada pelo órgão como forma de ampliar ainda a pauta do Controle no país. “Temos ampliado as estratégias de comunicação e intensificando a divulgação das questões promovidas pelo Conaci, além das atividades realizadas pelos membros. Para fortalecer essa iniciativa, é importante que todos possam participar, acompanhando e replicando o conteúdo das redes sociais, onde temos com os canais no Facebook, no Instagram e no Youtube”, destacou Thais.

Redes Sociais do Conaci
YOUTUBE (http://youtube.com/conaciorg)
FLICKR (https://www.flickr.com/photos/181921658@N05/)
FACEBOOK (https://www.facebook.com/conacioficial)
INSTAGRAM (https://www.instagram.com/conacibrasil/)