AGE-MT fortalece Unidades Setoriais de Controle Interno

A Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT), por meio da Superintendência de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle (SDC), iniciou nesta semana visitas técnicas às Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Estadual. A ação, de caráter preventivo e orientativo, objetiva fomentar a interação com as equipes de auditoria e fortalecer a atuação das Unicesis, as quais são tecnicamente subordinadas à AGE-MT.

A Uniseci do Núcleo Socioeconômico foi a primeira a receber a visita técnica. Na ocasião, a equipe foi recepcionada pelo secretário-adjunto Executivo do Núcleo Socioeconômico, Márcio Luiz de Mesquita, e pelo assessor de Controle Interno, Marcelo Correia.

O secretário-adjunto destacou a iniciativa e observou que a interação da AGE com as Unisecis é importante porque possibilita o esclarecimento de dúvidas para que as atividades sejam executadas com maior segurança legal.

Já o assessor Marcelo Correia apresentou um panorama do funcionamento e das necessidades da unidade. Para ele, é preciso reforçar a capacitação aos servidores do Núcleo Socioeconômico em relação às aquisições, ao apoio logístico e às atividades contábeis.

Segundo a superintendente da SDC, Kristianne Marques Dias, a ideia das visitas é fazer um balanço da adequação às normas do sistema de controle interno do Poder Executivo estadual; da execução das competências; do desempenho e das necessidades das Unicesis para melhorar os procedimentos nas áreas de planejamento e orçamento, aquisições, gestão financeira, contabilidade, gestão de pessoas, gestão de patrimônio, apoio logístico, gestão de receita, gestão de convênios e controle interno.

O calendário de visitas técnicas seguirá durante todo o mês de maio, em cumprimento ao plano de trabalho para 2013.

Monitoramento

Outra ação da SDC para este exercício é o monitoramento dos Planos de Acompanhamento de Controle Interno (PAACIs) enviados pelas Unisecis à AGE. O PAACI é o planejamento das atividades das Unidades Setoriais para o período de um ano, além do mapeamento de riscos de impropriedades na aplicação de recursos públicos.

O documento tem como parâmetros recomendações da AGE-MT e apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) para melhorias de procedimentos em todas as áreas de gestão.

 

——————————————-

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato

Texto e foto: Ligiani Silveira – Assessoria/AGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-4017/9664-5208

Site: www.auditoria.mt.gov.br

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099