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Advogada Cláudia Gomes assume a Controladoria-Geral de Alagoas
“A promoção do controle social, sem dúvida alguma, será a principal estratégia da minha gestão”, afirmou a nova titular da pasta
Com a promessa de promover ainda mais a participação da sociedade na administração pública, por meio do controle social, a advogada Maria Cláudia Gomes Chaves assumiu, no último dia 17 de agosto, a gestão da Controladoria-Geral do Estado de Alagoas.
“Eu acredito firmemente que o papel da sociedade na fiscalização do Estado, ou seja, no controle social, é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento de Alagoas. Então, o meu objetivo é continuar seguindo e aprimorando, cada vez mais, essa linha de atuação, pois à medida que o Estado ganha notoriedade em transparência ele também ganha em credibilidade, abrindo portas para novos incentivos e investimentos”, enfatizou a gestora.
Na Controladoria, Cláudia iniciou sua trajetória em 2021, quando trabalhou como assessora de controle interno na Superintendência de Correção e Ouvidoria (Sucor). Devido a sua especialização no ramo trabalhista, somada à simpatia em lidar com o público, a advogada foi convidada pelo governador Paulo Dantas a assumir a cadeira da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas (Sete).
Agora, Cláudia volta para a Controladoria com a missão de conduzir o órgão a continuar seguindo pelo caminho de uma Alagoas cada vez mais transparente e aberta à sociedade.
Questionada se a afinidade com a CGE contribuiu para um retorno mais tranquilo, a controladora diz que sim, mas não ignora a responsabilidade que tem ao ocupar um cargo de alto escalão.
“Certamente, esse fato [ter afinidade] foi um facilitador, mas, também, trouxe a sensação de uma responsabilidade ainda maior. Conhecer as pessoas e ter familiaridade com as demandas do órgão dão a sensação de aconchego, de estar em casa, de já pertencer àquele lugar. Por outro lado, voltar como gestora de um órgão tão importante para o Estado como é a CGE aumenta sobremaneira a sensação de responsabilidade, o que me incentiva, cada vez mais, a dar o meu melhor para contribuir não só com o Estado, mas, principalmente, com a sociedade”, disse a controladora-geral.
Desde que assumiu a CGE, Cláudia Gomes vem aplicando pilares de gestão, que são indispensáveis na construção de uma boa liderança. Para ela, os controles social e administrativo, além da qualificação dos agentes públicos, são itens fundamentais em sua estratégia de governança.
“A promoção do controle social, sem dúvida alguma, será a principal estratégia da minha gestão, combinada ainda com a fiscalização e a constante capacitação dos órgãos e agentes públicos, para que haja a plena conscientização da importância de um saudável gerenciamento das despesas públicas, afinal, estamos cuidando de algo que é de todos nós”, finalizou.
Trajetória
Maria Cláudia Gomes Chaves é advogada, formada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Antes de assumir o comando da Controladoria, a gestora estava à frente da Secretaria de Estado do Trabalho de Alagoas (Sete). Em outro momento, trabalhou na CGE como assessora de Controle Interno.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Controladoria-geral do Estado de Alagoas