Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Acesso à informação no contexto internacional
O segundo dia da 5ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) iniciou seus debates e troca de informações com a apresentação do palestrante Christopher Jester, abordando a implementação do acesso à informação e da transparência no contexto internacional. Ele é political officer da embaixada americana no Brasil.
Durante sua explicação Jester utilizou uma citação da ministra dos Estados Unidos,Hillary Clinton, tratando da importância de combater a corrupção, e pontuou a parceria com o Brasil no combate à corrupção. “No contexto internacional, tratamos do desenvolvimento de acesso à informação. O ponto-chave da palestra foi a oportunidade de manifestar o nosso interesse sobre a Lei de Acesso à Informação e aprofundar esse tema. O encontro nos possibilita o intercâmbio de informações para outros conselhos e conhecer as práticas brasileiras”, afirma.
Para o corregedor geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, o evento está sendo muito produtivo. “Os encontros são grandes trunfos que propiciam aos Estados novas possibilidades para a melhor aplicação da LAI. A presença do representante do Governo norte-americano, que abordou a experiência com dados abertos do governo do EUA, além da apresentação da Florencia Ferrer, que tratou do projeto de maturidade do Governo Eletrônico, nos dá outras percepções para processos de transparência e a prevenção da corrupção”, salienta Ungaro.
A reunião segue com a deliberação da aprovação da proposta apresentada pela empresa FF/e-stratégia Pública, que é de interesse do Conaci, e permitirá trocas de informação e conhecimento de novas práticas que auxiliarão os estados a amadurecer instrumentos de disseminação de dados abertos. Outro tema a ser tratado será a criação do Grupo Técnico sobre o Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros, que irá interlocutar com a Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições para avaliar os mecanismos de controle. O grupo será composto pelos membros Carlos Higino Ribeiro de Alencar (Distrito Federal), Miriam Freitas (Bahia), Silvia Correia (Ceará) e coordenado pelo Corregedor Geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro.
…………………………………………………………………………………………………………………Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato
Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099