6ª Reunião Técnica do Conaci: expectativas e propostas

Na próxima quinta (21) e sexta-feira (22) deste mês, acontecerá em Maceió, Alagoas, a 6ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O objetivo da reunião, que contará com palestras na área de controle interno e debates sobre assuntos administrativos do Conselho, consiste em disseminar informações técnicas importantes para os participantes, membros do Conselho, e discutir programas e projetos de interesse dos órgãos de Controle Interno de todos os Estados e Municípios filiados.

A presidente do Conaci, Angela Silvares, explica que a maior expectativa para a reunião é conseguir atender e conciliar os interesses de todos os órgãos de controle interno dos Estados e Municípi

os- sede das Capitais. “A pauta da reunião foi idealizada em parceria com todos os membros filiados, por isso pretendemos cumpri-la discutindo programas que estão em andamento e resultados de trabalhos desenvolvidos pelos grupos técnicos”.

Durante o evento, serão apresentados resultados de pesquisarealizada para avaliar e medir o estágio de implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Brasil. “Nas reuniões técnicas do Conaci, em busca de alavancar a transparência no Brasil, estamos sempre avaliando e apresentando padrões técnicos para aprimorar os portais nacionais, buscando a forma mais clara e objetiva de disponibilizar as informações para a sociedade”, completa a presidente do Conaci.

Para a controladora Geral de Alagoas, Rosa Maria Barros Tenório, anfitriã da 6ª Reunião Técnica, esse evento consolida uma trajetória positiva do Conaci. “Nesses quatro anos foram várias as mudanças para o Conaci, bem como para a Controladoria Geral do Estado de Alagoas. No cenário nacional assistimos o crescimento do Conselho, o aumento da participação dos Estados e a ampliação da presença política do órgão. A mudança do estatuto possibilitou avanços e maior participação dos membros”, afirma.

Vale registrar que essa é a segunda edição da reunião sediada em Alagoas (a primeira foi em 2009) e será a oportunidade para o Estado apresentar um exemplo de experiência bem sucedida: o Programa Alagoas Tem Pressa. Por meio dele, diversas secretarias do governo trabalharam em conjunto em torno de projetos estruturantes, visando impulsionar programas sociais de médio e curto prazo, atrair investimentos, fomentar o crescimento do Estado e buscar a melhoria de indicadores socioeconômicos no Estado. Sempre com a participação efetiva do controle interno no acompanhamento e no monitoramento das metas.

Durante a 6ª RTC, também será formalizada a filiação do município de Maceió, capital de Alagoas, ao Conaci. “O feito ocorre num momento especial, com novo governo municipal cujos avanços se notam na esfera da transparência, pela publicação da folha salarial com apenas um mês de governo”, conta a controladora Geral.

A reunião acontecerá a partir das 9h30, no hotel Meridiano, em Pajuçara, Maceió. No site do Conaci já está disponível uma listagem com indicações de locais de hospedagem em Maceió, além da pauta da reunião.

————————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato

Texto: Nathalia Lorencini

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099