44ª RTC aborda pautas técnicas relevantes para o Controle Interno no país

A RTC possibilita o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações na área de controle.

O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), reúne cerca de 40 controladores de estados e capitais do Brasil para discutir temas relacionados à governança, controle interno e social, transparência e avaliação dos serviços públicos.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, durante a abertura dos trabalhos, destacou a importância do encontro para a construção de novas políticas direcionadas para área de controle. “Esta é uma experiência enriquecedora, pois o Conaci congrega membros das diversas esferas administrativas como municípios, estados e a Federação. Fortaleza já foi sede da reunião em outras oportunidades e daqui saíram boas ideias. Nesse evento, poderemos discutir estratégias para deixar a máquina pública mais próxima do cidadão. Imagino que, nesses dias de congresso, surjam sugestões para que possamos otimizar o tempo de resposta do poder público à população e também mecanismos que se utilizem da inovação tecnológica para a realização do controle interno de maneira mais rápida e efetiva”, pontuou Sarto.

O presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, reforçou o compartilhamento de saberes durante a reunião. “um dos principais objetivos do Conaci é atuar junto aos municípios, trazendo ferramentas de controle interno para que a administração consiga entregar aquilo que se espera dela. Para termos saúde, educação e segurança pública de qualidade, é fundamental o bom uso dessas ferramentas. É dessa forma que podemos contribuir”, informou.

A secretária-chefe da CGM, Christina Machado, também destacou a importância do encontro e assinalou algumas das ações de promoção da transparência e boa governança realizadas pela atual gestão municipal. “Fortaleza recebe mais de 40 controladores dos estados e das capitais do Brasil para juntos somar e valorizar a importância do controle, da transparência e da ética em um gestão de vanguarda. Nossa cidade tem avançado com diversas iniciativas. Recentemente lançamos o projeto de Fortaleza Íntegra, que já conta com a adesão de 15 órgãos; temos também prêmios que reforçam esse espírito de comprometimento nos servidores; realizamos um trabalho de capacitação contínua sobre transparência e controle nas pastas; e, sobretudo, temos diminuído a média de tempo de resposta à população”, reforçou Christina.

Durante o dia, foram debatidas pautas relacionadas a “Governança em Transformação Digital”, “Estudo inédito sobre programas de integridade no contexto da nova lei de licitações (Projeto Action for Business Integrity da UNODC)”, “Diálogo sobre os resultados do Pempal (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning) – Reunião Bruxelas 2022”, “Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001: 2015 como ferramenta de melhoria contínua de processos e pessoas na Controladoria e Ouvidoria do Estado do Ceará”, “Formação Anual de Servidores: habilidades interpessoais e competências técnicas para melhores resultados no Controle Interno” e “Desafios e Inovações da Transparência e da Avaliação de serviços públicos: como atender a expectativa dos cidadãos”.

As atividades continuaram no período da tarde com a entrega da Comenda Honra ao Mérito em Controle Interno, a especialista sênior em Gestão Financeira e representante do Banco Mundial no Brasil, Susana Amaral, e ao sócio fundador do Pironti Advogados, Rodrigo Pironti. A escolha ocorreu através dos membros do Conaci que votaram entre quatro candidatos nas categorias Contribuição Honorífica e Institucional.

Fonte:

CGM Fortaleza