Goiás: CGE aposta em parcerias para melhorar desempenho das atividades

Com o objetivo de melhorar a qualidade das ações que desenvolve nas áreas de Controle Interno, Transparência Pública, Ouvidoria Geral e Corregedoria Geral, a Controladoria Geral do Estado de Goiás colocou em prática uma política de buscar cooperação como forma de complementar e facilitar a atuação dos seus técnicos. Tanto que vem apostando nas parcerias com outros órgãos do Governo Estadual, de instituições de ensino e entidades da sociedade organizada, utilizando a expertise que possuem para melhorar o seu desempenho.

Um dos primeiros acordos de cooperação foi firmado com a Fundação de Apoio à Pesquisa, com interveniência da Universidade Federal de Goiás (UFG), para avaliação da qualidade das obras rodoviárias executadas pelo Estado. Pelo convênio, estudantes de mestrado da Escola de Engenharia da UFG atuam conjuntamente com os técnicos da CGE, visitando trechos selecionados para amostragem, onde avaliam as obras, fazem avaliações com instrumentos adequados, coletam materiais e realizam testes de laboratórios para averiguar a qualidade dos mesmos. Posteriormente, elaboram relatórios que subsidiam as ações da CGE no embasamento das auditorias realizadas. 

Mais parcerias

Outra parceria que trouxe bons resultados foi firmada com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, para capacitação dos servidores responsáveis pelo inventário patrimonial realizado no Estado, com vistas à adequação à nova contabilidade aplicada ao setor público, que passou a vigorar em 2014. Mais recentemente, a CGE firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realização de ações conjuntas no uso de bases de dados para detecção de indícios de irregularidades na acumulação de cargos pelos servidores públicos, bem como aposentadoria e pagamento de proventos após o óbito do servidor.

Em parceria com a Secretaria da Saúde e a Agência Goiana de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (AGR), a CGE elaborou Portaria fixando a parametrização e uniformização da sistemática de realização de despesas na execução dos contratos de gestão firmados pelo Governo com Organizações Sociais que administram unidades de Saúdo do Estado. Ainda com a Secretaria da Saúde estabeleceu normas para movimentações bancárias de recursos repassados às Organizações Sociais que atuam na área de saúde. Ainda em 2011, pouco após ser criada, a CGE fez adesão ao Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás e se tornou um de seus membros mais atuantes.

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