Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Sergipe: CGE prestigia posse da nova diretoria do CRC-SE
A Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE) participou de um momento histórico na noite da última quarta-feira, 12, no Centro de Convenções de Sergipe: a posse da nova presidenta do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC-SE), a contadora e professora universitária Ângela Andrade Dantas. Ela é a primeira mulher a dirigir o órgão máximo da classe contábil em Sergipe. A solenidade marcou, também, a posse dos conselheiros eleitos e da nova diretoria da entidade para o biênio 2014/2015.
Nos últimos sete anos, a CGE/SE e o CRC/SE vêm firmando parcerias em prol da classe contábil e da sociedade sergipana, a exemplo da realização da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) e da campanha “2013, Ano da Contabilidade no Brasil”.
Como forma de estreitar a parceria entre as instituições, foi realizado em 2013 o 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), que contou com a participação da Controladoria-Geral do Estado, através do secretário-chefe, Adinelson Alves, presidindo a mesa temática sobre a nova contabilidade e os órgãos de controle.
Segundo o secretário, a CGE/SE estará articulada com o CRC-SE para a construção de novos projetos e ações que resultem no desenvolvimento da contabilidade no Estado.
“O Governo de Sergipe, por meio da CGE/SE, cumprimenta todos os integrantes da nova diretoria do Conselho de Contabilidade e externa a vontade de continuar a interlocução entre os órgãos. Essa posse retrata a importância de uma profissão maiúscula que tem mais de 500 mil profissionais em todo o Brasil, registrando os atos e fatos da gestão patrimonial, fazendo auditorias e perícias contábeis para garantir a integridade do patrimônio público e privado”, enfatiza Adinelson.
Ainda de acordo com o secretário, a profissão contábil colabora de forma significativa para o desenvolvimento dos mais amplos setores da sociedade brasileira. “Em 2014, contaremos com essa nova diretoria para a efetiva implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), como paradigma da nova forma de contabilizar os atos e fatos de gestão, focados na transparência e na efetividade das políticas públicas, no âmbito da Administração Estadual”, explica.
Posse concorrida
A posse dos novos conselheiros e da diretoria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SE) reuniu grande parte da classe contábil sergipana, na noite da última quarta-feira, 12. Em seu discurso, a presidenta empossada, Ângela Andrade, ressaltou a importância da educação continuada para os contadores e o papel da Ciência Contábil em todas as esferas sociais.
“A educação continuada é uma exigência de mercado para todo o profissional. Investir em si mesmo e em sua equipe é um compromisso a ser buscado a todo instante. Assim, a nossa gestão se compromete a orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil. O Conselho de Contabilidade conhece seu papel na sociedade e procura estimular a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social entre os profissionais da área”, explana a presidenta.
Para o contador e ex-presidente do CRC-SE, Aécio Prado Júnior, a Ciência Contábil vive um momento especial e precisa de um órgão fiscalizador que realmente atue em defesa das prerrogativas contábeis. “O Conselho precisava ser renovado com qualidade. Hoje, estamos mudando o comando, mas todas as ações dos últimos quatro anos de atendimento às necessidades da classe serão seguidas por esse time de extrema competência que assume o CRC”, destaca.
Contabilidade feminina
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martônio Alves, prestigiou o evento e destacou a relevância da figura feminina dentro das Ciências Contábeis.
“Com um olhar diferenciado, as mulheres estão conquistando, cada vez mais, espaço na Contabilidade, contribuindo para sua condução ética e o crescimento transparente do país. A nossa profissão não é machista, e as mulheres despertaram para a importância do fazer contábil. Fico feliz em termos Ângela Dantas como primeira presidenta do CRC-SE, que é uma profissional competente, bem sucedida e, com certeza, trará novas perspectivas à nossa profissão”, afirma Martônio.
Compuseram a mesa da solenidade: o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves; o ex-presidente do CRC-SE, Aécio Prado Júnior; o presidente do CFC, José Martônio Alves; a presidente do CRC-SE, Ângela Dantas; o deputado estadual, Venâncio Fonseca; a diretora Técnica do TCE/SE, Patrícia Verônica; a presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), Salete Leite; a presidente do SESCAP, Susana Souza; a presidente do CRC-CE, Clara Germana; a promotora de Justiça do MPE/SE, Ana Paula Machado; e o presidente da Jucese, George Trindade.
———————————————————-
Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Victor Hugo de Souza Oliveira
Coordenador da Assessoria de Comunicação
Controladoria-Geral do Estado de Sergipe
Telefones: (79)3179 4992 | 8843 2233
Site: http://www.cge.se.gov.br