Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
9ª Reunião Técnica tem início com filiação de novos membros
Na manhã desta quinta-feira (21), a Controladoria Geral do Município de Natal e a Controladoria do Município de São Paulo filiaram-se ao Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) durante a abertura da 9ª Reunião Técnica do Conselho, que está sendo realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A filiação foi realizada após as boas-vindas da presidente do Conaci, Angela Silvares, que ressaltou e agradeceu a presença dos representantes dos órgãos de controle interno federais, nacionais e municipais de todo o país na última Reunião Técnica do ano.
“A sensação é de dever cumprido, pois atuamos em consonância com os propósitos delineados no plano estratégico do biênio 2012/2013, o qual foi amplamente discutido e aprovado pelos membros deste conselho”. Ainda em seu discurso, a presidente falou sobre a trajetória do Conselho ao longo dos dois anos de sua gestão e relembrou que hoje o Conaci conta com a participação dos órgãos de controle interno de 25 estados, do Distrito Federal, da União, por meio da CGU, e de dez municípios das capitais. Além disso, ressaltou o elevado nível de credibilidade e visibilidade nacional alcançado.
Na ocasião, também falaram aos presentes o auditor-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Paulo Freitas Pinto, e o secretário da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Odir Tonollier. “Nosso governo tem apostado muito no trabalho do Controle Interno, pois para nós isso significa o fortalecimento do Estado e a transparência na aplicação dos recursos públicos. Acredito que nada se pode fazer sozinho e, por isso, apoiamos o Conaci e nos sentimos honrados em receber um evento desse porte”, destacou Tonollier, que representou o governador do Rio Grande do Sul na abertura da Reunião Técnica.
Novas filiações
Para os representantes das novas controladorias municipais filiadas ao Conaci, o momento consolida o fortalecimento que o controle interno tem alcançado no país e como o Conselho tem contribuído para o compartilhamento de informações. “Apesar de sermos o maior município do país, nossa Controladoria tem apenas seis meses de funcionamento. Nessa fase de estruturação é de extrema necessidade a troca de experiências com os outros municípios para que possamos não perder tempo. Temos a visão de que o Controle Interno é fundamental e a Controladoria do Município de São Paulo está dando ênfase à participação da sociedade e às políticas de transparência”.
A mesma opinião é compartilhada por Adriana Aragão Assis, controladora-adjunta da Controladoria do Município de Natal, cuja criação também é relativamente recente, com primeiro concurso realizado em 2008. “Entendemos que hoje nosso trabalho não é preventivo e isso é muito importante para evitar a corrupção e os desvios de verba pública. Ainda estamos engatinhando em termos de controle e nosso objetivo com essa filiação é trocar experiências e aprimorar os procedimentos. Queremos ver como funciona no resto do Brasil para implantar em nosso município”.
Os trabalhos da manhã foram finalizados com duas palestras. A primeira do coordenador da Seccional da Contadoria e Auditoria-Geral (Cage) junto à Central de Licitações do Rio Grande do Sul, Éder Adevico Pias, que falou sobre a Atuação do Controle Interno nas Licitações do RS; e, em seguida, foi abordado o tema Sistema Informatizado de Auditoria do Rio Grande do Sul, apresentado por Suzana Fagundes Garcia, agente fiscal do Tesouro do Estado do RS e coordenadora de Auditoria Setorial da Cage/RS.
………………………………………..
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação CONACI:
Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br