Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Inteligência aplicada ao controle e Normas brasileiras de contabilidade são temas de palestras da 7ª RTC-ES
Duas palestras marcaram a manhã de debates da 7ª Reunião Técnica do Conaci, que foi realizada em Vitória, Espírito Santo. O Auditor Federal de Controle Externo – TCU, Carlos Roberto Takao Yoshioka, foi o primeiro a se apresentar. Através da palestra ‘Inteligência aplicada ao controle’, Takao explicou aos participantes que os órgãos de controle, diferentemente de outros, têm liberdade para fiscalizar da maneira que acharem pertinente.
“Por outro lado, os órgãos de controle têm o dever de serem eficientes, de fazerem investigações significativas. Para decidir bem são necessárias informações qualificadas e a inteligência leva a boas decisões e, ao mesmo tempo, à proteção das informações que precisam ser mantidas em sigilo para o bom andamento das investigações”, completou.
Em seguida, foi a vez da Auditora do Estado e Coordenadora de Contas de Governo da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), Simony Nunes Rátis, a apresentar aos participantes os assuntos debatidos no Grupo Técnico da Secretaria de Tesouro Nacional sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e os impactos para os órgãos de controle. “O nosso prazo legal para a convergência contábil é até o final de 2014 e o Grupo Técnico tem debatido e definido o conteúdo do manual que vai orientar a Contabilidade Pública. A 7ª RTC tem permitido a troca de opiniões entre os filiados e isso é muito importante”, explicou.
———————————————————————
Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato
Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099