Segunda etapa da 6ª RTC-AL apresenta resultados de estudos feitos no Brasil

As apresentações seguiram na tarde desta quinta-feira (21), após a palestra feita pela controladora geral do Estado de Alagoas, Rosa Maria Barros Tenório, sobre o projeto “Matriz de Risco para Acompanhamento e Avaliação de Auditorias”, durante a 6ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno em Alagoas (RTC-AL). De acordo com Rosa Tenório, o projeto é um levantamento realizado pela Controladoria do Estado, em que foram analisados criticamente todos os relatórios de auditorias do governo de 2007 a 2010 para identificar os principais problemas dos órgãos do governo de Alagoas.

“Com esse trabalho conseguimos fazer uma análise de dados cruzada. Temos resultados de órgão por órgão e tema por tema. Assim, pudemos nortear ações para solucionar cada problema especificamente. Criamos, por exemplo, uma cartilha de boas práticas, com orientações para diferentes situações que o servidor pode encontrar na rotina de trabalho. Baseados na matriz de risco, estamos concluindo quatro manuais para facilitar o trabalho do servidor que lida diretamente com processos administrativos do Governo”, explicou a controladora geral de Alagoas.

Em sequência, o controlador e ouvidor geral do Estado do Ceará, João Alves de Melo, mostrou aos participantes a criação de um novo software que será implementado no Estado com objetivo de acompanhar os investimentos realizados pelo governo. O sistema parte de um fluxo de execução das atividades que são portas de saída dos recursos públicos. Partindo desse fluxo, cria um software específico para se fazer o acompanhamento do cumprimento de todos os regramentos institucionais que devem ser cumpridos quando se trabalha com investimentos públicos. “Teremos um sistema integrado e seguro, sem risco de erros e possibilidade de desvios. Por certo passará a se constituir numa das melhores armas de combate à corrupção e a desvios públicos”, explicou Melo.

O auditor geral do Estado do Rio de Janeiro, Eugenio Manuel da Silva Machado, apresentou o diagnóstico do perfil dos recursos humanos, da estrutura e do funcionamento dos órgãos de controle interno integrantes do Conaci. Ele levou o diagnóstico de recursos humanos apresentado na última reunião com as alterações propostas e a coleta de dados que servirá de base para o relatório a ser apresentado na próxima reunião, que vai acontecer em junho deste ano no Espírito Santo. “O diagnóstico reflete o perfil de estrutura dos órgãos. Ele nos permite fazer estudos e analisar ações para possíveis melhorias na área”, explica o auditor geral do Rio de Janeiro.

Seguindo com a programação, a palestra sobre o Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros foi ministrada pelo presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, que apresentou o planejamento e as propostas para a próxima etapa do trabalho. “Eu pude apresentar os resultados parciais das auditorias de 11 Estados brasileiros. Será possível agora aperfeiçoar essas demonstrações para garantir mais transparência e adequadas condições para avaliação e controle das políticas públicas. Os trabalhos continuam. Esse é o momento do diagnóstico. Mais passos serão dados”, explica Ungaro.

Ao final da 6ª RTC – AL, foi apresentado pela assessora de comunicação do conselho, Aline Cesconetto, o resultado do terceiro estágio da implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos Estados Brasileiros. O resultado apresentado está disponível no site do Conaci, clique aqui para acessá-lo.

Amanhã, a reunião tem início às 9h, com exposições do secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União, Sérgio Nogueira Seabra; Contadoria e Auditoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Suzana Fagundes; e do coordenador de Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Joseph Kizito. Para visualizar a pauta, clique aqui.

 

————————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
Texto: Nathalia Lorencini