Primeiras palestras da 6ª RTC-AL mostram exemplos bem-sucedidos de Alagoas

O exemplo de Alagoas em busca de melhorias nos indicadores socioeconômicos do Estado foi tema da palestra da secretária adjunta de modernização e controle de metas da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas, Poliana Santana, durante a 6ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno em Alagoas (RTC-AL).

Em sua participação, a secretária adjunta apresentou aos participantes, o programa Alagoas Tem Pressa, pelo qual as secretarias do governo de Alagoas têm trabalhado em conjunto e em torno de projetos estruturantes, visando impulsionar programas sociais de médio e curto prazo, atrair investimentos e fomentar o crescimento do Estado, sempre com a participação efetiva do controle interno no acompanhamento e no monitoramento das metas.

O foco da apresentação estava no modelo de monitoramento do programa Alagoas Tem Pressa e na experiência que o Estado de Alagoas vem adquirindo. “Espero que possamos contribuir com outros órgãos compartilhando nossa experiência adquirida até agora, nossos erros, nossos acertos e um modelo testado de monitoramento. Essa é ainda uma experiência recente, de um ano, mas que já tem tido aprendizado e melhorias implantadas”, contou Poliana.

Seguindo a programação da reunião, foi posta em pauta a agenda administrativa do Conaci. De acordo com a presidente do Conselho, Angela Silvares, dentre as decisões mais relevantes deliberadas durante esta manhã, está a aprovação da alteração do estatuto que previa anteriormente em sua composição apenas Estados e Municípios das Capitais. “Após unanimidade dos membros do conselho, a entrada da União, por meio de seu órgão de controle interno vem fortalecer e em muito enobrece o Conselho. É com grande honra que recebemos a União como integrante do Conaci.” disse a presidente.

Durante a parte da tarde desta quinta-feira (21), a reunião que tem início às 14h, começa com a palestra sobre Matriz de Risco para acompanhamento e avaliação de auditorias, ministrada pela Controladora Geral de Alagoas, Rosa Tenório. A controladora, mostra aos participantes mais um exemplo de Alagoas, o projeto “Matriz de Risco”, um trabalho desenvolvido pela Controladoria do Estado para identificar assuntos problemáticos nos órgãos administrativos do governo. Com a análise dos resultados, puderam agir diretamente nos problemas, oferecendo capacitações para servidores que atuam diretamente no processo administrativo.

“Terei a oportunidade de compartilhar com os colegas nossa boa experiência. Conseguimos bons resultados sem precisar novos investimentos financeiros e novas contratações. Foi um trabalho difícil, mas que trouxe um ótimo resultado”, contou a Controladora Geral de Alagoas.

A programação da tarde continua com a apresentação do resultado dos trabalhos realizados pelos Grupos de Trabalho do Conaci, com participação dos seguintes membros do conselho, o Auditor Geral do Estado do Rio de Janeiro, Eugenio Manuel da Silva Machado; o presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro; a assessora e auditora do Estado do Espírito Santo Maria Ivonete Bezerra de Sá Thiebaut. A reunião acontece no Hotel Meridiano, Maceió.

 ————————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
Texto: Nathalia Lorencini