Presidente do Conaci participa de Seminário sobre Transparência e Controle no Espírito Santo

A presidente do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (Conaci), Angela Silvares, participou na quarta-feira (18) de um seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo, em comemoração aos 55 anos do órgão, que teve como tema Transparência e Controle.  O evento contou com três palestras e a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, entre outras autoridades.

“Eventos como esse são de extrema importância, pois ressaltam que a transparência pública é um dos remédios contra a corrupção. Também ajudam a valorizar o trabalho desenvolvido pelos órgãos de controle interno e seu enfoque preventivo para evitar que erros aconteçam e, ainda, a má gestão dos recursos públicos”, avalia Angela Silvares.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reforçou em sua fala que não acredita ser possível fortalecer a democracia sem controle e que a transparência é uma determinação de Governo. “Transparência é um de nossos objetivos, está no nosso plano estratégico desde o inicio da gestão, por entendermos que significa segurança para a população, que acompanha os gastos públicos, e por tornar a gestão mais democrática. Estamos nos esforçando ao máximo para atender a esse anseio da sociedade, com a criação do Conselho de Transparência, com o nosso portal da transparência, já de navegação mais ‘amigável’, além da conferência estadual sobre o tema, da reestruturação da nossa ouvidoria, da nossa própria Lei de Acesso à informação e da Lei da Ficha Limpa”, disse Casagrande.

Palestras

A primeira palestra do Seminário de Controle e Transparência promovido pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo foi da ministra do STJ, Eliana Calmon, que falou sobre “O Papel do Controle Externo no Combate à Corrupção”. Durante sua participação no evento, Calmon apontou a corrupção como um dos grandes males da democracia, que impede o ingresso de valores nos cofres públicos, além de aumentar as despesas públicas. Ela disse ainda que a corrupção é um fenômeno generalizado e que é o mal do nosso século. “Combater a impunidade exige reprovação social e democracia”, falou a ministra.

Além da palestra da ministra, o evento contou também com palestras do especialista em transparência e consultor da Controladoria Geral da União (CGU), Fabiano Angélico, que falou sobre “Transparência, Controle Social e Lei de Acesso à Informação” e do promotor de Justiça Gustavo Senna Miranda que abordou o tema “O Controle Externo e a Lei de Improbidade Administrativa”.

…………………………………………………………………………………………………………………

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI

Aline Cesconetto –  Contato

Produção de texto: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099

Fotos: Thiago Guimarães / Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom-ES)