Fortaleza, 16 de julho de 2026

CGM Fortaleza avança em direção ao reconhecimento do Nível 2 do IA-CM

Validação educativa conduzida pela CGE-CE avaliou aderência da Auditoria Interna aos requisitos do modelo e orientou ajustes para certificação futura

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) recebeu na segunda-feira (13/07) a equipe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE) para a realização da validação educativa de reconhecimento do Nível 2 do modelo IA-CM (Internal Audit Capability Model). A iniciativa, conduzida no âmbito da parceria institucional entre os dois órgãos, teve caráter orientativo e representou mais uma etapa da preparação para o reconhecimento no processo de certificação.

A validação educativa permitiu avaliar o estágio de aderência da Auditoria Interna da CGM aos requisitos do Nível 2 do modelo, identificar oportunidades de aperfeiçoamento e orientar os ajustes necessários para a futura solicitação da validação externa. Essa etapa será conduzida por equipe técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), prevista para o segundo semestre de 2026.

A secretária da CGM, Silvia Correia, destacou a importância da iniciativa. “Nesta segunda-feira, avançamos em mais uma importante etapa rumo à certificação no modelo IA-CM, com a realização da validação educativa conduzida pela CGE-CE. A iniciativa teve caráter orientativo e representou uma etapa importante no processo de implantação do modelo, permitindo avaliar o estágio de aderência da Auditoria Interna da CGM aos requisitos do Nível 2, identificar oportunidades de aperfeiçoamento e orientar os ajustes necessários para a futura solicitação da validação externa”, afirmou.

A CGE atua como orientadora no processo a partir da experiência obtida com a certificação no Nível 3 do IA-CM, conquistada em maio deste ano após avaliação positiva da equipe de auditoria externa do Conaci.

A auditora de controle interno da CGE, Ana Luísa Cruz, pontuou o processo da validação educativa. “A CGM nos mostrou o que tem feito durante esses anos na área de auditoria, como as atividades têm sido realizadas e quais os processos implementados. Diante disso, verificamos o atendimento aos critérios para atingir o nível dois, que é o objetivo da CGM. Entre a nossa proposta está fomento e divulgação das melhores práticas, para que todos os órgãos possam alcançar níveis cada vez mais elevados de maturidade na auditoria interna, passando a atuar de forma preventiva e propondo melhorias à gestão municipal”, afirmou Ana Luísa.

A articuladora da Coordenadoria de Auditoria da CGE, Emiliana Leite, destacou a importância do modelo de auditoria baseado em critérios internacionais. “O modelo IA-CM faz com que os nossos processos de auditoria sejam melhorados e, dessa forma, atuamos junto aos órgãos na melhoria da prestação dos serviços. Quando atuamos em um órgão, verificamos o processo, por exemplo, o de entrega de medicação. Como a medicação está chegando à população, quais riscos podem impedir que ela receba a medicação devida. A partir daí, propomos melhorias, e a população é beneficiada com serviços de melhor qualidade e mais eficientes. O nosso objetivo é agregar valor aos órgãos com uma atuação preventiva, garantindo que a sociedade receba serviços de melhor qualidade”, acrescentou Emiliana.

Fonte:

CGM-Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.