Tocantins, 08 de abril de 2026

Controladoria-Geral do Estado do Tocantins promove reunião para fortalecer governança pública

Entre os temas debatidos pelo Comitê Interno de Governança Pública estiveram o Planejamento Estratégico e a revisão de normativas internas

Com o objetivo de fortalecer a gestão e aprimorar os processos internos, membros do Comitê Interno de Governança Pública da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) se reuniram na terça-feira, 07, no auditório do órgão, para a primeira reunião do ano.

O encontro teve como foco o alinhamento das ações e estratégias do comitê, promovendo maior integração entre as áreas, mais eficiência administrativa e reforçando a transparência.

A reunião, que contou com a presença de titulares e suplentes, abordou temas como alimentação do sistema do Planejamento Estratégico, gestão de riscos, além da definição da agenda anual das demais reuniões.

O secretário-chefe da CGE, Murilo Centeno, que coordena as atividades, destacou a importância do alinhamento institucional, agradecendo o empenho dos servidores na condução dos trabalhos e o compromisso da Governança Pública.

“De um modo geral, a Controladoria trabalha muito bem, através das macrofunções de Controle Interno, Corregedoria e Ouvidoria e Transparência. Como em todo órgão, temos desafios, mas contamos com uma equipe comprometida, processos bem definidos e fluxos de trabalho claros, que facilitam bastante o andamento das atividades. Nosso foco é fomentar cada dia mais a Governança Pública, através de procedimentos implementados e impulsionados pela atuação do Comitê”, afirmou o gestor.

Base Legal

O Comitê interno foi instituído com base no Decreto Estadual nº 6.935/2022, que dispõe sobre a Política de Governança Pública da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

Segundo o artigo 12 do decreto, os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, por meio de portaria de seu dirigente máximo, devem instituir o Comitê Interno de Governança Pública – CIGP, bem como as suas regras de funcionamento. O objetivo dos Comitês Internos de Governança Pública é garantir o desenvolvimento e a apropriação das melhores práticas de governança de forma contínua e progressiva, nos termos estabelecidos pelo Conselho de Governança Pública (CGOV).

Fonte:

CGE-TO

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.