CT IA, 06 de fevereiro de 2026

Conaci promove curso online sobre Desenvolvimento de Agentes de IA Generativa para Auditoria

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio da Câmara Técnica de Inteligência Artificial, promoveu, entre os dias 02 e 06 de fevereiro, o curso “Desenvolvimento de Agentes de IA Generativa para Auditoria”. A capacitação 100% online foi voltada ao fortalecimento das competências técnicas dos profissionais que atuam no controle interno, com ênfase especial nos servidores dos órgãos membros do Conselho que são da área de Tecnologia da Informação.

A iniciativa está alinhada ao compromisso institucional do Conaci com a qualificação contínua e a inovação na administração pública. Para o presidente do Conselho, Leonardo Ferraz, o investimento em conhecimento é essencial para aprimorar as entregas do poder público e responder aos desafios contemporâneos.

“Esta gestão tem um compromisso com o conhecimento. É por meio da capacitação e da inovação que conseguimos aprimorar as entregas do poder público, tornando-as mais céleres e qualificadas. Em um contexto de crise de confiança, cabe à administração pública ousar, sair do lugar comum e utilizar a inovação como instrumento para solucionar problemas cotidianos”, destacou o presidente do Conaci.

O curso reflete o avanço do uso da inteligência artificial generativa no setor público e a necessidade de integrar soluções tecnológicas aos processos de auditoria, fiscalização e análise de dados. A capacitação é resultado de um trabalho prévio de diagnóstico e planejamento conduzido pela Câmara Técnica de Inteligência Artificial do Conaci.

Segundo o coordenador da Câmara, Fabrício Massariol, a iniciativa marca o início de uma agenda estruturada para apoiar os órgãos de controle na adoção responsável e estratégica da IA. “A partir de uma análise do cenário das soluções de inteligência artificial nos órgãos de controle interno e do mapeamento da governança de dados, a Câmara Técnica de Inteligência Artificial do Conaci definiu ações estratégicas. A primeira delas é justamente esta capacitação, que utiliza ferramentas e tecnologias modernas para apoiar os órgãos de controle na construção de um caminho consistente para o uso da IA”, explicou o coordenador.

Voltado especialmente a profissionais de Tecnologia da Informação, o curso apresentou fundamentos da IA generativa, o desenvolvimento de agentes inteligentes aplicados à auditoria e possibilidades de automação de análises e apoio à tomada de decisão baseada em dados.

A capacitação foi ministrada por Nauber Gois, pós-doutor em Inteligência Aplicada à Neurociência e auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), que destacou o papel social da inteligência artificial e sua aplicação prática no setor público. “Trabalho com inteligência artificial desde 2019 e acredito que o papel dessa tecnologia é apoiar a construção de soluções e produtos melhores para a sociedade. A formação de agentes de IA aplicada à auditoria é um passo importante para transformar conhecimento técnico em resultados concretos para a administração pública”, ressaltou Nauber.

Ao capacitar profissionais que atuam diretamente na área tecnológica dos órgãos de controle, o Conaci reforça seu papel como indutor da modernização institucional, promovendo inovação, eficiência e maior qualidade nas auditorias e nas entregas à sociedade.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.