Mato Grosso, 16 de janeiro de 2026

CGE-MT cria política de Gestão por Competências para valorizar servidores e melhorar resultados

A medida tem como objetivo melhorar a gestão de pessoas, alinhar os talentos dos servidores às metas do órgão e fortalecer a qualidade dos serviços públicos

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) instituiu a Política de Gestão por Competências, por meio da Resolução nº 004/2025/CSCI/CGE/MT. A medida foi aprovada pelo Conselho do Sistema de Controle Interno (CSCI) e tem como objetivo principal melhorar a gestão de pessoas, alinhar os talentos dos servidores às metas do órgão e fortalecer a qualidade dos serviços públicos.

Na prática, a nova política busca garantir que cada servidor desenvolva conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para desempenhar bem suas funções. A iniciativa também está alinhada a modelos já utilizados pela CGE para avaliar e aprimorar a governança, a auditoria, a área correcional e a ouvidoria, reforçando a transparência e a eficiência do órgão.

Entre os objetivos da política estão: alinhar as competências dos servidores aos objetivos estratégicos do órgão e do Governo do Estado, estabelecer critérios claros e justos para avaliação e desenvolvimento profissional, incentivar o aprendizado contínuo e apoiar processos como seleção, alocação de pessoas e planejamento de sucessão, sempre com base na meritocracia.

A Política de Gestão por Competências será aplicada a todos os servidores da CGE, de forma gradual. O processo começará pela carreira de Auditor do Estado e, aos poucos, será estendido às demais áreas do órgão.

O modelo é baseado em princípios como alinhamento estratégico, transparência, desenvolvimento contínuo, foco em resultados e responsabilidade compartilhada. As competências serão organizadas em três grupos: competências transversais (comuns a todos), competências de liderança e competências específicas de cada área ou função.

“Cada servidor terá um papel ativo no processo, realizando sua autoavaliação e construindo, junto com o gestor, um Plano de Desenvolvimento Profissional (PDP). Os gestores serão responsáveis por acompanhar as equipes, orientar o desenvolvimento e promover momentos de feedback. Já a alta gestão garantirá que a política seja aplicada de forma justa e consistente em todo o órgão”, destaca o secretário Controlador-geral, Paulo Farias.

A gestão por competências seguirá um ciclo anual, com etapas de planejamento, avaliação, feedback, desenvolvimento e acompanhamento. Para assegurar critérios iguais para todos, foi criado um Comitê de Calibragem, que ajudará a padronizar as avaliações.

Com essa iniciativa, a CGE reforça o compromisso com a valorização dos servidores, o fortalecimento do controle interno e a melhoria contínua da gestão pública em Mato Grosso.

Fonte:

CGE-MT

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.