Fortaleza, 01 de dezembro de 2025

CGM Fortaleza participa de debates sobre Inteligência Artificial, Sustentabilidade e Governança no Setor Público

O XIX Encontro Estadual de controle interno reúne controladorias do Ceará

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) participou de debates que abordaram temas como inteligência artificial, integridade e sustentabilidade durante o XIX Encontro Estadual de Controle Interno, realizado na sexta-feira (28/11). O evento, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, no Centro de Eventos, reuniu controladores estaduais que participaram de painéis com uma abordagem integrada e inovadora para o controle administrativo nas instituições públicas estaduais.

A programação do encontro estruturou-se em torno de três pilares fundamentais que refletem as prioridades atuais da gestão pública, além da entrega da Medalha Ceará Íntegro e do Selo de Integridade. A secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, foi agraciada com a medalha em reconhecimento ao seu protagonismo na promoção de políticas públicas direcionadas ao controle interno no Estado.

Ao receber a Medalha Ceará Íntegro, Silvia Correia destacou a importância do controle interno como instrumento de agregação de valor à gestão pública, ressaltando que sua trajetória profissional abrangeu diferentes esferas da administração — do Legislativo ao Executivo estadual e, mais recentemente, à administração municipal. “O controle deixou de ser visto apenas como fiscalização para se tornar uma ferramenta de prevenção e gestão de riscos. Destaco aqui o compromisso da CGM com a inovação contínua, na qual temos que trabalhar todo dia como se fosse o primeiro. Divido essa honraria com todos os servidores da instituição”, ressaltou Correia.

Entre os três painéis temáticos, destaque para “Integridade 360°”, que aprofundou questões relacionadas à ética, compliance e mecanismos de prevenção à corrupção no setor público. No painel “Inteligência Artificial & Governança Algorítmica”, a discussão explorou como as organizações públicas podem implementar tecnologias de IA de forma ética e transparente, com foco em governança algorítmica. E encerrando o evento, o painel “ESG, Riscos Climáticos & Sustentabilidade” abordou a integração de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) nas políticas públicas e a gestão de riscos relacionados às mudanças climáticas.

Marcos Soares, controlador do município de Paramoti, ressaltou o valor do conhecimento compartilhado durante o evento. “Este evento traz um conjunto de saberes e boas práticas que vêm trazer inovações e o fortalecimento de políticas públicas relacionadas ao controle interno. Por meio desse compartilhamento, vamos aprofundar estratégias que possam ser replicadas em nosso município”, afirmou Soares.

Encontro Fortalece Rede de Controle Estadual
O XIX Encontro Estadual de Controle Interno representa espaço de diálogo entre profissionais de diferentes órgãos de controle, permitindo troca de experiências e alinhamento de práticas. A participação de representantes da CGU, CGE, universidades e empresas públicas reflete o caráter multissetorial do evento.

Fonte:

CGM-Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.