Mato Grosso, 27 de novembro de 2025

Ouvidoria apresenta balanço de 2025 e anuncia ações para 2026

Evento contou com oficinas práticas voltadas ao fortalecimento do trabalho integrado da Rede de Ouvidoria

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência (SAOGT), apresentou na terça-feira (25.11) o balanço das principais ações desenvolvidas em 2025 e detalhou os projetos previstos para 2026 aos ouvidores que compõem a Rede de Ouvidoria Setorial.

Como parte da programação, também foram realizadas oficinas práticas conduzidas pelos auditores do Estado Ronildo Souza e Elba Moraes. Os ouvidores puderam analisar a qualidade das respostas enviadas ao cidadão para fortalecer a atuação das unidades setoriais de ouvidores.

A secretária adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência em exercício, Aline Landini, responsável pela apresentação, destacou a importância do aprimoramento contínuo das ferramentas de escuta social. Em 2025, a Rede de Ouvidoria recebeu mais de 18 mil manifestações até 31 de outubro, incluindo elogios, denúncias, reclamações, solicitações e sugestões.

A programação foi dividida em dois períodos. No primeiro, foram apresentados avanços dos projetos Estudante – Cidadão do Futuro e Avaliação de Ouvidoria e Transparência. Na sequência, foram detalhadas as melhorias do sistema Fale Cidadão, que será atualizado para aprimorar rotinas internas e modernizar a experiência do usuário.

Entre as mudanças previstas no sistema estão a adoção do login integrado via MT Login/GovBR, a possibilidade de o cidadão selecionar diretamente o órgão no momento do registro da manifestação e a implementação de um novo fluxo interno de redirecionamento e envio das respostas.

“Essas reuniões com toda a Rede de Ouvidores do Estado de Mato Grosso são fundamentais para o compartilhamento de experiências e boas práticas. As oficinas, com exemplos práticos de manifestações, contribuem para o aprimoramento do trabalho das ouvidorias, enquanto a parte teórica, embasada na legislação, nos oferece segurança na execução das atividades”, afirmou Márcia Cristina Dal Toé, ouvidora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Para 2026, uma das primeiras ações será a realização do 3º Encontro de Ouvidoria e Transparência, previsto para março, com o objetivo de fortalecer a integração e o intercâmbio entre ouvidores de órgãos estaduais.

Rede de Ouvidoria

A Rede de Ouvidoria é formada por 38 ouvidorias setoriais distribuídas entre órgãos e entidades do Poder Executivo. Para mais informações, a CGE disponibiliza os contatos dessas unidades setoriais aqui.

O atendimento da Rede é realizado pelo sistema Fale Cidadão, por meio do qual qualquer pessoa pode registrar solicitações, elogios, denúncias, reclamações, pedidos de informação e sugestões. Os canais disponíveis são: www.ouvidoria.mt.gov.br, WhatsApp (65) 98476-6548 e telefone 0800 647 1520 ou 162.

Fonte:

CGE-MT

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.