14 de novembro de 2025
Estudantes da Unemat conhecem funcionamento da CGE-MT em visita técnica
Durante a visita, os estudantes participaram de uma programação que apresentou as principais áreas de atuação e as competências da Controladoria
Estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres, estiveram na sede da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), na quinta-feira (13), para uma visita técnica que teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento do órgão responsável pelo controle interno do Poder Executivo estadual.
A atividade faz parte da disciplina de Controladoria, ministrada pela professora Alessandra Rubio, que acompanhou a turma ao lado dos servidores da Unidade Setorial de Controle Interno da Universidade, Marcio da Cunha Souza e Vania de Oliveira Silva. Durante a visita, os estudantes participaram de uma programação que apresentou as principais áreas de atuação e as competências da CGE-MT.
O secretário adjunto Executivo e de Ações Estratégicas, José Alves, abriu o encontro com uma explanação sobre o papel e as atribuições da Controladoria. “A CGE atua para garantir a boa aplicação dos recursos públicos e o fortalecimento da integridade na gestão. É uma instituição essencial para assegurar que o Estado funcione com eficiência, ética e transparência”, destacou.
A secretária adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência, Aline Landini, explicou como funciona a Ouvidoria, que atua como porta de entrada das manifestações da sociedade. “É um canal direto com a população, que nos permite aprimorar os serviços públicos a partir do olhar do cidadão”, afirmou.
O auditor do Estado, Marcelo Soares, apresentou as principais classificações das auditorias governamentais — avaliação, consultoria e apuração — e destacou como cada uma delas contribui para o fortalecimento do controle interno. Já o auditor Claudemir Advícula falou sobre os Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) e os Processos Administrativos Disciplinares (PAD), que tratam, respectivamente, da apuração de condutas de empresas e de agentes públicos.
O superintendente de Promoção da Integridade, Christian Moura, abordou o Programa de Integridade Pública de Mato Grosso, destacando as ações desenvolvidas para promover a cultura ética e prevenir irregularidades na administração pública estadual.
Para a professora Alessandra Rubio, a visita foi um momento de aprendizado essencial para os alunos. “Ao longo do semestre, trabalhamos o papel e a importância da controladoria, e hoje eles puderam ver na prática como isso se aplica. A visita complementa o conteúdo teórico e mostra a relevância da CGE dentro da estrutura estatal”, ressaltou.
A estudante Ana Paula Bispo também destacou a importância da experiência. “Eu não tinha muita noção sobre o trabalho da Controladoria. Essa visita abriu meus horizontes e me fez enxergar o quanto o trabalho da CGE é fundamental para o bom funcionamento dos serviços públicos, como educação, saúde e infraestrutura”, afirmou.
A visita técnica reforçou a aproximação entre a academia e o setor público, contribuindo para a formação de futuros profissionais comprometidos com a transparência, a ética e a boa governança.

Fonte:
CGE-MT