Piauí, 10 de novembro de 2025
CGE-PI lança novo SINCIN durante o 7º Fórum Piauiense de Controle Interno
A Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), lançou oficialmente o novo SINCIN (Sistema Integrado de Controle Interno) durante o 7º Fórum Piauiense de Controle Interno, realizado na última sexta-feira (7).
O sistema, que é uma das principais ferramentas de acompanhamento e análise das ações de controle interno no Estado, passa por uma grande modernização tecnológica, tornando-se mais eficiente, intuitivo e preparado para incorporar recursos de Inteligência Artificial (IA) a partir de 2026.
De acordo com Kilmer Távora, Diretor da Unidade de Controladoria da CGE, a atualização do sistema marca um avanço importante na gestão pública estadual.
“Em termos funcionais, o novo SINCIN não muda muita coisa agora, mas ele está preparado para usar a Inteligência Artificial. O antigo SINCIN cumpriu muito bem o seu papel, se tornou referência dentro do Estado, mas para receber IA seria mais difícil: ele usava uma linguagem antiga, o banco de dados estava sobrecarregado e a estrutura já era limitada”, explicou.
Segundo ele, o novo sistema foi totalmente reescrito em uma linguagem moderna (Python), com banco de dados atualizado, documentação completa e design mais amigável, o que facilita futuras manutenções e amplia as possibilidades de evolução tecnológica. “Repaginamos todo o SINCIN. Reescrevemos o código, documentamos todas as funcionalidades e deixamos o design mais moderno e acessível”.
Alguns órgãos já estão utilizando o novo sistema em ambiente de produção, emitindo pareceres e relatórios diretamente pela nova plataforma. A previsão é de que até fevereiro de 2026 todo o Poder Executivo Estadual já esteja operando integralmente no novo SINCIN.
Na oportunidade, Kilmer Távora agraciou o Corpo de Bombeiros pela dedicação dos servidores do Núcleo de Controle Interno da corporação no projeto piloto do novo SINCIN.
Fonte:
CGE-PI