Fortaleza, 30 de outubro de 2025

III Fórum Municipal de Controle Interno debate gestão de riscos na administração pública de Fortaleza

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) realizou, na quarta-feira (29/10), o III Fórum Municipal de Controle Interno, reunindo cerca de 100 servidores públicos na Academia do Professor. O evento teve como tema central “O Plano de Ação para Sanar Fragilidades (PASF) como Ferramenta de Gerenciamento de Riscos” e integra as ações do Programa de Educação Continuada em Controle Interno e Governança (PEC-CIGOV).

A programação contemplou a aplicação e o detalhamento do PASF no âmbito da Prefeitura Municipal de Fortaleza, apresentada pela coordenadora geral de Controle Interno da CGM, Raquel Portela, seguido da palestra da controladora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), Ticiane Araújo, que apresentou os resultados da implementação do PASF no âmbito do Legislativo estadual.
A secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, ressaltou a relevância do fórum para o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos na administração municipal. “Nesta edição, abordamos o gerenciamento de riscos e a implementação de ações para mitigá-los. Isso é fundamental porque precisamos desenvolver uma cultura de gestão de riscos na administração pública. Quando não gerenciamos os riscos, nos deparamos com problemas que poderiam ser evitados. Aqui apresentamos uma metodologia e ferramentas para implementar, em todos os órgãos municipais, uma prática estruturada de gerenciamento de riscos. Ao antecipar e controlar riscos, evitamos que se transformem em problemas concretos. O resultado é a garantia de serviços públicos de qualidade, entregues com eficiência e no tempo certo para o cidadão, otimizando os recursos públicos”, afirmou a secretária.

O PASF visa identificar e corrigir vulnerabilidades, evitando sua recorrência com o intuito de elevar a eficiência na aplicação de recursos e na qualidade dos serviços públicos. O fórum também marcou avanço no PEC-CIGOV, que já capacitou 250 servidores em temas como “A Integração das Macrofunções de Controle Interno” e “A Transparência como mecanismo da boa governança pública”.

Na avaliação do assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Fundação de Ciência Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Igor Coutinho, o evento representou uma valiosa oportunidade de aprendizado. “Nós, que representamos o controle interno e temos participado de maneira assídua, consideramos este um momento ímpar de aprendizado. A abordagem sobre o PASF realizada hoje é especialmente valiosa para nós, servidores responsáveis pelo controle interno. É uma oportunidade de aprendizado e captação de ideias que podemos colocar em prática no nosso dia a dia, identificando pontos de melhoria em conjunto com a Citinova e a Prefeitura de Fortaleza”, acrescentou Igor.

O assessor de governança da Secretaria Regional 9, Washington Lima, destacou o caráter preventivo do PASF. “O PASF se consolida como ferramenta de grande importância para a administração pública. Sua aplicação nos trâmites administrativos permite maior ponderação, trazendo soluções e previsão de riscos – aspecto fundamental para a visão macro da gestão municipal. O ponto principal está justamente na capacidade de prever riscos, pois quando conseguimos mitigá-los, obtemos resultados muito melhores: evitamos problemas antes que ocorram, em vez de ter que lidar com situações já consolidadas, que são naturalmente mais complexas e difíceis de resolver”, analisou Lima.

As próximas ações incluem a realização de oficinas práticas para implementação do PASF nos diversos órgãos da Prefeitura de Fortaleza, com o objetivo de fortalecer os controles internos e melhorar continuamente os serviços oferecidos à população.

Fonte:

CGM-Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.