
São Paulo, 03 de outubro de 2025
Índice de Governança e de Integridade (IGI) da CGM-SP é destaque internacional
O Índice de Governança e de Integridade (IGI), desenvolvido pela Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), foi destaque no 40º Congresso Mundial da Metropolis, realizado entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Seul, Coreia do Sul.
A iniciativa foi selecionada para integrar a sessão Urban Solutions Spotlight, espaço destinado a dar visibilidade a projetos inovadores de governança urbana. A apresentação ocorreu no painel “O papel das cidades e dos modelos de governança para promover transparência, responsabilização, inclusão e igualdade de gênero”, conduzido pelo Controlador Geral do Município, Daniel Falcão, no dia 29 de setembro.
O IGI é uma metodologia pioneira que avalia, de forma objetiva, o nível de maturidade das 58 unidades da administração municipal em áreas como transparência ativa e passiva, tratamento de denúncias, dados abertos, integridade, proteção de dados pessoais e cumprimento de recomendações de auditoria. O índice já promoveu avanços significativos, como a implementação dos Programas de Integridade e Boas Práticas em todas as secretarias e subprefeituras e a consolidação de uma rede de controle interno.
Segundo o Controlador Geral, Daniel Falcão, “o Índice de Governança e de Integridade é uma ferramenta inovadora que fortalece a cultura de integridade, aumenta a confiança da população e garante maior eficiência na gestão pública. Levar essa experiência para um espaço internacional como o Congresso da Metropolis mostra que São Paulo está na vanguarda da transparência e da boa governança.”
A participação de São Paulo reforçou o reconhecimento internacional da cidade em iniciativas de transparência, integridade e boas práticas de governança, aproximando a CGM das principais redes globais de cooperação urbana.
Fonte:
CGM-SP