
Ceará, 29 de setembro de 2025
Governo do Ceará leva Ouvidoria Ativa aos romeiros nos Festejos de São Francisco
A população que participou dos tradicionais Festejos de São Francisco das Chagas, em Canindé, contou com um espaço de escuta, acolhimento e orientação direta com o Governo do Estado do Ceará. Nos últimos 27 e 28 de setembro, a Ouvidoria Ativa, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), esteve presente no evento e garantiu a aproximação entre cidadãos e gestores públicos.
Durante os dois dias, equipes da Rede de Ouvidorias divulgaram os canais de atendimento, realizaram panfletagens e conversaram com romeiros e visitantes, alcançando mais de 700 pessoas com ações de orientação e sensibilização.
Ao todo, foram registradas 54 manifestações, sendo 22 elogios, 14 solicitações, 14 reclamações, 03 sugestões e 01 denúncia. Os principais temas abordados estiveram relacionados a elogios à própria ação da Ouvidoria Ativa, infraestrutura de rodovias, sistema penitenciário, eventos culturais e religiosos, além de questões de saúde e acessibilidade. Entre os órgãos mais demandados destacaram-se a Casa Civil, com 14 registros, a Secretaria da Saúde (10), a Secretaria da Cultura (9) e a própria CGE (7).
A ação contou com a presença das ouvidorias da CGE, Casa Civil, Secretaria dos Direitos Humanos, Complexo Hospitalar da UFC, Funceme, Secretaria da Pesca e Aquicultura, Etice, Sesa – COADS Canindé e Secretaria Municipal de Saúde de Canindé. Os profissionais da Central de Atendimento 155, instalada em Canindé, também participaram oferecendo atendimento presencial.
Com iniciativas como esta, o Governo do Ceará reafirma seu compromisso com a transparência, a escuta qualificada e a construção de políticas públicas alinhadas às reais necessidades da população, consolidando a Ouvidoria Ativa como um espaço itinerante de cidadania e participação social.
A ação contou ainda com o apoio técnico da Casa Civil, da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman – Seccional Ceará, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, da Prefeitura Municipal de Canindé e do Santuário de São Francisco das Chagas.
Fonte:
CGE-CE