Fortaleza, 22 de setembro de 2025

CGM Fortaleza unifica sistema de atendimento para agilizar respostas às demandas dos cidadãos

Simplificar e qualificar o envio de manifestações feita pelos cidadãos ao sistema de Ouvidoria, permitindo que eles avaliem os serviços públicos, foi uma das prioridades destacadas pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) na última sexta-feira (19/09), no Paço Municipal. O encontro, conduzido pela vice-prefeita Gabriella Aguiar, está inserido no Grupo de Apoio à Governança Municipal, que reuniu representantes de 13 secretarias e órgãos municipais, que prestam algum tipo de serviço a população.

A vice-prefeita destacou a importância de incentivar a participação do cidadão nas decisões da cidade. “Nosso compromisso é preparar um plano de ação que reflita a visão do prefeito Evandro Leitão: uma governança compartilhada, onde a participação social é essencial. Queremos que cada cidadão de Fortaleza sinta que faz parte das decisões que moldam nossa cidade”, afirmou Gabriella.

A simplificação do envio de solicitações pelo sistema de Ouvidoria, disponível no portal da Prefeitura e acessível por computadores ou celulares, tem como objetivo agilizar o registro de manifestações (denúncias, reclamações, elogios e sugestões e pedido de informação), além de facilitar o acompanhamento das respostas. Dessa forma, a iniciativa contribui para a elaboração de políticas públicas mais eficientes. A medida também reforça a transparência, já que todas as demandas são direcionadas aos órgãos responsáveis, com prazos definidos para solução.

Os cidadãos podem cadastrar demandas relacionadas a serviços públicos, como iluminação, limpeza urbana e fiscalização. Cada solicitação recebe um número de protocolo para consulta posterior.

Para a secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, a simplificação do processo garante acesso rápido e solução para as necessidades da população. “Para recuperar a confiança do cidadão, precisamos equilibrar três pilares: acolhimento humanizado, respostas ágeis e dados precisos que redirecionem as políticas públicas. Só assim Fortaleza se tornará, de fato, a capital de todos”, destacou Silvia.

Entre as ações do plano a ser desenvolvido, está a integração das manifestacoes pelo Sistema de Gestão de Protocolos (Sigep) que poderá ser utilizado para registrar as demandas recebidas pelo serviço 156. Isso permitirá que o cidadão acompanhe seu atendimento e que os dados sejam usados para melhorar os serviços públicos. A plataforma já está integrada ao Sistema Coorporativo de Ouvidoria Municipal.

Como parte dessa iniciativa, a CGM promoverá treinamentos em etapas. Primeiro, para ouvidores e gestores estratégicos; depois, para a equipe operacional. O alinhamento incluirá até mesmo o prefeito e os secretários, assegurando que todos os níveis da administração estejam comprometidos com as melhorias.

Participaram do encontro representantes da Secretaria de Governo (Segov), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), Secretaria da Saúde (SMS), Secretaria da Educação (SME), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria da Infraestrutura (Seinf) e Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Fonte:

CGM-Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.