Escola do Sertão pernambucano ganha prêmio nacional sobre cidadania e protagonismo estudantil

Durante cerimônia, em Quixaba, alunos receberam medalhas e certificados de “Auditores Mirins”

Alunos, professores e autoridades se reuniram na quadra poliesportiva da Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, no Sertão do Pajeú, para celebrar o pódio conquistado no programa Estudantes em Movimento, criado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Graças a um projeto de abastecimento de água para os banheiros da unidade de ensino, os alunos conquistaram a etapa estadual e nacional do programa.

Alunos da Escola Tomé Francisco da Silva com o certificado de vencedores do programa Estudantes em Movimento

Situada em uma comunidade na zona rural, a escola é abastecida semanalmente por dois caminhões pipa e não conta com tratamento de água. Situação que requer um controle estrito para que não haja desperdícios. Para que o projeto desse certo, 60 alunos do 5° ano fundamental ao 3° do ensino médio mobilizaram moradores e comerciantes locais para arrecadar materiais e dinheiro necessários para executar a obra. Até um podcast e um leilão solidário foram realizados.

A estudante Luna de Souza, de 17 anos, fala sobre a sensação de ter conquistado o prêmio. “Apesar de estar deixando a escola, por estar no terceiro ano de ensino médio, é muito gratificante poder conseguir realizar isso com os meus colegas e poder deixar esse legado para os alunos que virão também, porque foi uma causa muito importante para todos, não só para os estudantes, mas também para a gestão e para toda a comunidade escolar. E é muito gratificante realmente poder desfrutar disso junto com os meus colegas e poder participar de todos esses projetos, isso é realmente um aluno protagonista”, destaca.

Estudante Luna de Souza, de 17 anos, que está cursando o 3° ano do Ensino Médio

Durante a cerimônia realizada na escola, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE-PE), em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), entregou certificados de “Auditores Mirins” e medalhas aos estudantes, além do prêmio de R$ 10 mil para a escola. A secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet, reforçou a importância da participação dos alunos durante a execução do projeto. “A meninada é altamente engajada no projeto. A gente vê que [o programa] deixou uma semente de cidadania na escola, de saber o que é o controle social efetivo. Então, acho que a grande missão do programa é essa, deixar implantado e criar essa consciência cidadã nessa meninada”, afirma.

Pais e alunos durante a cerimômia de premiação do programa Estudante em Movimento, na Escola Tomé Francisco da Silva 

Uma novidade para 2026, é que o Estudantes em Movimento em Pernambuco irá contar com a participação de 100 escolas do estado, como explica a secretária. “A gente vai trabalhar com toda a controladoria, não só a Diretoria de Transparência e Controle Social, mas toda a controladoria vai estar envolvida no projeto. A gente vai alcançar novamente o litoral, o sertão, vai regionalizar por GREs [Gerências Regionais de Educação e Escolas], para poder termos essa capilaridade maior e todo ano a gente ir aumentando. A meta é chegar em todas as escolas do estado de Pernambuco”, revela.

Fonte:

Maria Luna – CBN Recife

https://www.cbnrecife.com/artigo/escola-do-sertao-pernambucano-ganha-premio-nacional-sobre-cidadania-e-protagonismo-estudantil

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.