CGM Fortaleza inicia auditoria independente em sistemas estratégicos da gestão municipal

A empresa inglesa Russell Bedford, contratada por licitação, conduzirá análise de cinco grupos de controle administrativo e financeiro

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), iniciou nesta semana um amplo processo de auditoria independente que avaliará cinco sistemas essenciais da administração pública. A consultoria britânica Russell Bedford, contratada após processo licitatório, será responsável pela análise detalhada dos processos de folha de pagamento, gestão patrimonial, contratações públicas, tecnologia da informação e comunicação, além da execução orçamentária e controle financeiro.

Na primeira fase do trabalho, a empresa recebeu toda a documentação referente aos processos de 2024, já encaminhada pelos órgãos municipais. A partir da análise desse material, será elaborado um roteiro de trabalho com critérios técnicos para seleção das amostras, considerando três dimensões principais: materialidade (impacto financeiro), criticidade (grau de sensibilidade) e relevância institucional. As próximas etapas incluem reuniões setoriais para detalhamento operacional antes da definição final do programa de auditoria, com prazo total de 90 dias para conclusão.

A secretária-chefe da CGM, Sílvia Correia, destacou a importância da iniciativa: “Esta auditoria nos dará um diagnóstico preciso das nossas operações. Ao final do processo, teremos um levantamento completo com recomendações específicas para aprimorar a gestão municipal e fortalecer nossas políticas de transparência”. A ação conta com grupos de trabalho formados por representantes da Secretaria Municipal das Licitações de Fortaleza (Selifor), Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), além da própria CGM.

Nesta semana, técnicos da Russell Bedford reuniram-se com equipes da Selifor e da CGM para apresentar a metodologia de trabalho. Foram constituídas equipes multidisciplinares em cada secretaria envolvida para garantir agilidade no fornecimento de informações necessárias à auditoria.

Para o auditor e supervisor de controle interno e riscos da Russell Bedford, Lucas Barbosa, destacou a importância de auditorias independentes. “Nosso trabalho como auditores externos traz um olhar técnico e independente para avaliar a maturidade dos controles internos, neste caso da Prefeitura. Onde identificamos riscos e propomos melhorias concretas que elevem os padrões de gestão – seja na folha de pagamento, contratos ou patrimônio. Essa é a chave para otimizar recursos públicos e uma das estratégias para assegurar a eficiência na gestão, seja ela pública ou privada”, evidenciou Lucas.

Sobre a Russell Bedford
Com presença em mais de 110 países e uma equipe profissionais, a Russell Bedford estabeleceu-se como uma das principais redes globais de auditoria e consultoria. Fundada em Londres em 1983, a empresa mantém padrões internacionais de qualidade em serviços que vão desde auditoria independente até consultoria estratégica para negócios. No Brasil há 15 anos, a Russell Bedford já atendeu mais de 700 clientes nos setores público e privado, desenvolvendo expertise em adaptar suas soluções às necessidades locais sem comprometer os padrões globais. Sua atuação é guiada pelos mais rigorosos critérios de compliance e melhores práticas de mercado, com especial atenção para gestão de riscos, governança.

Fonte:

CGM Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.