CGE e ABO Ceará realizam o XII Encontro Estadual de Ouvidores, no município de Aracati

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE Ceará), em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Regional Ceará (ABO Ceará), realizou, na última quinta-feira (28), em Aracati, o XII Encontro Estadual de Ouvidores.
Com o tema “Ouvidorias Municipais com foco na Inovação e na Participação Cidadã”, o evento reuniu profissionais que atuam em ouvidorias municipais de todo o Ceará, promovendo a troca de experiências, debates e o fortalecimento da rede de ouvidores.
O secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, destacou a relevância das ouvidorias públicas para o funcionamento eficiente da administração e para a aproximação entre governo e sociedade. Ele também ressaltou a necessidade de levar esse tipo de evento para mais regiões do Estado, de forma a integrar cada vez mais as ouvidorias públicas.
Também participaram do encontro autoridades e representantes do setor público e jurídico, como Mariana Costa, chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Aracati; Paulo Henrique Lima, presidente da ABO Ceará; Jean Lopes, vice-presidente da ABO Ceará e coordenador técnico de Ouvidoria da CGE; Júlio Batista, presidente da subseção da OAB Litoral Leste; Isabel Chaves, coordenadora da Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece); e Rogério Cristino, presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE).
A programação teve início com a palestra “A Evolução das Ouvidorias com foco nas necessidades do cidadão e inovação”, ministrada por Derlange Maia, assessora da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE Ceará), que trouxe reflexões sobre os avanços institucionais e a centralidade do cidadão no processo de aprimoramento das ouvidorias.
No período da tarde, foi realizado o painel “Ouvidorias Municipais: Avanços e Desafios para o Fortalecimento da Governança Corporativa”, mediado por Márcia Muniz, ouvidora-geral da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
O debate contou com a participação de Jean Lopes (CGE Ceará), que abordou a estrutura e funcionamento das ouvidorias municipais; Michelle Freires (Prefeitura de Aracati), que apresentou o modelo de gestão em rede da ouvidoria municipal; e Isabel Chaves (Alece), que destacou a atuação da Ouvidoria Parlamentar Estadual no fortalecimento das ouvidorias legislativas municipais.
O XII Encontro Estadual de Ouvidores contou com o apoio institucional de diversas entidades comprometidas com o fortalecimento da cidadania e da inovação nas ouvidorias públicas. São apoiadores do evento: o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), a Secretaria da Proteção Social do Governo do Estado do Ceará, o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Subsecção da OAB – Litoral Leste Aracati, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Aracati, e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE).
Fonte:
CGE-CE