CGE-MT capacita Corpo de Bombeiros em Gestão de Riscos de Integridade
A qualificação tem como objetivo fortalecer a governança e a conformidade no âmbito da instituição militar

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso iniciou, nesta terça-feira (26.08), o Treinamento de Gestão de Riscos de Integridade voltado aos servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A capacitação faz parte do programa Integridade Pública de Mato Grosso e tem como objetivo fortalecer a governança e a conformidade no âmbito da instituição militar.
Com carga horária de 15 horas, o curso é realizado em formato presencial, ao longo de cinco encontros semanais, entre os dias 26 de agosto e 30 de setembro. A atividade é exclusiva para os membros designados ao comitê de integridade e ao grupo de gestão de riscos do CBM-MT, reunindo 25 participantes.
O treinamento, ministrado pelos auditores do Estado Deuzi Cristini Nunes da Cunha, Diego Silva Costa e Sildemar Antônio Alves, foi estruturado em cinco módulos. O primeiro, realizado nesta terça-feira abordou os conceitos fundamentais de gestão de riscos e integridade, destacando a importância da ética, transparência e conformidade no setor público.
Na sequência, os participantes trabalharão a contextualização organizacional, com foco no desenho estrutural do CBM-MT, seus processos internos e principais atores envolvidos. O terceiro módulo tratará da identificação de riscos de integridade, apresentando metodologias e exemplos práticos como assédio, nepotismo, manipulação de dados e fraudes em licitações.
No quarto encontro, os bombeiros aprenderão a analisar e avaliar riscos por meio da construção da matriz que relaciona probabilidade e impacto, permitindo definir os riscos mais críticos da instituição. Por fim, o último módulo será dedicado ao tratamento desses riscos, com a discussão de estratégias de prevenção e mitigação, incluindo o uso de controles internos para reduzir vulnerabilidades.
A capacitação tem como objetivos possibilitar que os participantes compreendam os conceitos fundamentais da gestão de riscos, identifiquem e mapeiem os principais riscos de integridade do CBM-MT, avaliem sua probabilidade e impacto segundo a metodologia da ISO 31000 e proponham medidas eficazes de tratamento e mitigação. Com isso, espera-se subsidiar a atuação do comitê de integridade e do grupo de gestão de riscos da corporação, fortalecendo a governança, a transparência e a conformidade na administração pública.
Fonte:
CGE-MT