Ouvidoria do Estado do Ceará recebe mais de 48 mil manifestações no primeiro semestre de 2025 e fortalece escuta cidadã

A Ouvidoria Geral do Estado do Ceará registrou 48.346 manifestações entre janeiro e junho de 2025, reforçando seu papel como elo direto entre a população e o Governo do Estado. O canal, que tem contribuído para o aprimoramento de políticas públicas e serviços, apresentou uma taxa de resolutividade de 67,2% e um tempo médio de resposta de apenas 9 dias.

O maior volume de manifestações foi referente a reclamações (26.451), seguido por solicitações (8.751), elogios (4.851), denúncias (7.508) e sugestões (785). Entre os temas mais recorrentes estão elogios a servidores públicos (3.659), insatisfação com serviços prestados (2.833), conduta inadequada de servidores (1.980) e assistência à saúde (1.776).

Entre os órgãos mais demandados, destacam-se a Secretaria da Saúde (SESA), com 10.244 manifestações, a CAGECE (9.587), a Secretaria da Educação (SEDUC) e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O canal mais utilizado pela população foi o portal Ceará Transparente, responsável por 19.288 registros, seguido pelo telefone 155 (14.756) e atendimento presencial (3.526).

O secretário Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Aloísio Carvalho, destacou a importância dos resultados. “A atuação da Ouvidoria no primeiro semestre reforça o seu papel de canal de comunicação direto com a sociedade cearense. A escuta qualificada identifica padrões para a melhoria dos serviços prestados pelo Governo do Estado do Ceará.”

Além das manifestações espontâneas, a Ouvidoria também ampliou sua atuação proativa com ações de ouvidoria ativa e avaliação de serviços. No primeiro semestre, foram realizadas escutas qualificadas no âmbito dos programas Vai e Vem e Ceará Sem Fome. No caso do Vai e Vem, 368 estudantes foram entrevistados. Já o Ceará Sem Fome contou com a participação de 480 beneficiários da Cozinha Solidária e 385 beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, com visitas em diversas regiões do estado.

A atuação da Ouvidoria tem sido essencial para fortalecer o diálogo entre o cidadão e o Governo do Estado, contribuindo diretamente para o aprimoramento dos serviços públicos. Ao identificar oportunidades de melhoria e valorizar boas práticas, o trabalho da Ouvidoria promove mais transparência, amplia a participação social e impulsiona a qualidade das políticas e ações governamentais.

Fonte:

CGE-CE

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