Vila Velha é selecionada para participar do Projeto Estudantes em Movimento 2025

O Município de Vila Velha é um dos 10 do país e o único do Espírito Santo com controladorias habilitadas a participar da edição de 2025 do Projeto Estudantes em Movimento, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) com apoio da Unesco.

O Conaci, em parceria com as Controladorias de todo o Brasil, incentiva os estudantes a assumirem o papel de protagonistas na construção de uma escola melhor e mais justa para todos. Por meio de uma metodologia baseada na auditoria cívica, os participantes são estimulados a observar de forma crítica o cotidiano escolar, identificar os problemas, analisar suas causas e propor soluções criativas, viáveis e transformadoras.

Essa iniciativa inédita tem como objetivo promover entre os estudantes a cultura de integridade e da transparência no ambiente escolar. A proposta visa uma transformação do aprendizado sobre cidadania em ações concretas dentro das escolas com apoio das Secretaria de Controle e Transparência e da Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha.

Para a secretária municipal de Controle e Transparência, Adriana Peixoto Miguel, a participação de Vila Velha no projeto reforça o compromisso do município com a formação de uma cultura de integridade desde a escola.

“Fazer parte do Projeto Estudantes em Movimento é uma oportunidade estratégica para consolidar o controle social como prática cotidiana, envolvendo as novas gerações de forma direta e criativa. Somos o único município do Espírito Santo selecionado neste ano, o que demonstra o engajamento da nossa controladoria e o potencial transformador da nossa rede de ensino”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Carla Cabidel, destaca o valor pedagógico do projeto. “Essa vivência oferece aos alunos a chance de se reconhecerem como sujeitos ativos na construção de políticas públicas. Além de um ambiente de ensino, a escola também se propõe a ser um espaço de escuta, criação e cidadania”, declarou.

O projeto segue ao longo do segundo semestre com etapas como “Grito de Garra”, “Auditoria Cívica”, “Tarefa Especial” e “Desafio Transformador” – ações que deverão ser propostas e executadas pelos próprios estudantes. As escolas que se destacarem poderão receber prêmios de até R$ 10 mil, além de reconhecimento institucional. Os vencedores serão anunciados em setembro, quando então participam do Encontro Nacional do Conaci, em Goiânia, Goiás.

Fonte:

SEMCONT / PMVV – ES

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.