CGE-CE realiza III Reunião da Rede de Ouvidorias com foco na escuta ativa e proteção ao denunciante

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), a III Reunião da Rede de Ouvidorias de 2025. O encontro reuniu representantes das ouvidorias setoriais e das Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, com o objetivo de fortalecer o trabalho colaborativo e aprimorar as práticas de escuta e resposta ao cidadão.

A abertura do encontro foi realizada pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE, Marcelo Monteiro. Em sua fala, o gestor ressaltou a relevância do trabalho integrado das ouvidorias para uma gestão pública mais ética, transparente e voltada para as reais necessidades da população.

Durante a reunião, foram apresentadas orientações voltadas ao adequado tratamento de manifestações classificadas como denúncias. Os participantes receberam informações sobre os critérios de recebimento, análise e encaminhamento dessas manifestações, com base no Decreto Estadual nº 36.492/2025, que regulamenta os procedimentos e reforça a importância da proteção à identidade do denunciante.

Outro ponto de destaque foi a apresentação de diretrizes para as ações de Ouvidoria Ativa – iniciativa que visa ampliar a escuta qualificada da população a partir de avaliações diretas sobre os serviços públicos ofertados pelo Governo do Estado. Essas ações têm como foco identificar oportunidades de melhoria nos atendimentos e promover maior proximidade entre o Estado e os cidadãos.

Ainda no campo da gestão e transparência, foi reforçada a importância dos relatórios de ouvidoria como instrumentos estratégicos para os gestores públicos. Esses documentos não apenas consolidam dados de manifestações, como também oferecem subsídios relevantes para a tomada de decisões e o aprimoramento de políticas públicas.

Boas práticas em destaque

A programação da reunião também incluiu um momento dedicado ao compartilhamento de experiências exitosas. A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), representada pelo ouvidor Domingos Neto, apresentou uma de suas iniciativas de destaque: a realização de escuta ativa junto às famílias de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com o objetivo de avaliar o conhecimento sobre a existência e o papel da ouvidoria no ambiente socioeducativo.

Fonte:

CGE-CE

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.